EMPRESA FAMILIAR E EMPREENDEDORISMO

As empresas familiares têm estreita relação com o empreendedorismo.
Muitas destas organizações nascem a partir de um ato empreendedor, seja ele por necessidade ou por oportunidade.
O empreendedorismo por necessidade é impulsionado por diversos fatores, destacando-se entre eles o desemprego estrutural gerado pela instabilidade econômica, o desemprego situacional provocado por mudanças estratégicas nas organizações, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a falta de qualificação técnica e a necessidade de obtenção de renda para sobrevivência.
O empreendedorismo por oportunidade está relacionado à necessidade de autorrealização, a busca por desafio e autonomia, a vontade de redirecionar a carreira, ao desejo de ter mais qualidade de vida, a ambição de incrementar a renda e a possibilidade de, com um negócio próprio, criar postos de trabalho para os familiares.
Atualmente, diversos estudos sobre o tema têm demonstrado que o empreendedorismo por necessidade e o empreendedorismo por oportunidade não são necessariamente excludentes, mas sim, facetas de um comportamento muito mais complexo, fundamentado em fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos.
Um indivíduo pode, por exemplo, criar um empreendimento por falta de alternativa ou por necessidade de sobrevivência e, ao mesmo tempo, explorar uma oportunidade dentro de sua área de competência.
Seja por necessidade ou oportunidade, pode-se dizer que o empreendedorismo é berço da empresa familiar.
Esse conteúdo foi útil para você? Siga-nos!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!