AS EMPRESAS FAMILIARES PODEM SER DIFERENTES?

As empresas familiares nascem e evoluem ao longo do tempo, partindo de uma concepção de negócio extremamente simples e chegando, muitas vezes a uma grande corporação.
Na tentativa de delimitar este processo evolucionário da empresa familiar, Lethbridge (1997) estabeleceu uma categorização bem bacana que é utilizada ainda nos dias atuais:
a) Empresa familiar do tipo tradicional: a família domina completamente os negócios, o capital é fechado e há pouca transparência no que se refere às finanças e à gestão. Este tipo de empresa familiar seria o que mais corresponde ao estereótipo desse tipo de organização.
b) Empresa familiar do tipo híbrida: nesse tipo de empresa familiar, apesar de haver maior transparência na administração e participação de profissionais não familiares, a família ainda detém o controle; e
c) Empresa de influência familiar: nesse tipo a maior parte das ações da empresa está em poder do mercado, porém a família, apesar de não fazer parte da gestão, mantém a sua influência através de uma participação acionária significativa.
Esse conteúdo foi útil para você? Siga-nos!
Gostou? Compartilhe!