Empreendedorismo Feminino - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Empreendedorismo Feminino

A evolução da participação das mulheres no empreendedorismo e o destaque que o tema vem ganhando no âmbito acadêmico e nas esferas governamentais e privadas é algo notório.

A título de exemplo destaco no Brasil a Rede Mulher Empreendedora (RME), plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino, que busca empoderar empreendedoras economicamente, garantindo sua independência financeira e de decisão sobre seus negócios e suas vidas. A RME foi idealizada em 2010 no “Programa Dez Mil Mulheres da FGV” e conta com apoio de empresas como Google, Natura, Avon entre outros.

Embora esta evolução esteja ocorrendo e mais mulheres estejam empreendendo percebe-se, conforme dados do GEM (2017), que as mulheres são maioria (51,5%) nos empreendimentos iniciais (que possuem até 42 meses). Já nos negócios estabelecidos (acima de 42 meses) a situação se inverte e os homens representam uma parcela de 57,3% dos empreendedores, contra 42,7% de mulheres. Um dos fatores alegados pelas mulheres que atrapalham a continuidade dos empreendimentos é a dificuldade em conciliar as demandas organizacionais e familiares.

Apesar da opção por empreender pareça proporcionar à mulher uma maior facilidade em conciliar vida profissional e familiar quando comparada à carreira em ambiente corporativo, isso nem sempre acontece. Ter um negócio próprio permite uma maior flexibilidade à mulher em relação ao horário de trabalho, porém o número de horas trabalhadas é elevado.

Assim, para minimizar ou eliminar o conflito trabalho-família a empreendedora pode acabar optando por não constituir família ou constituir uma família pequena e buscar auxílio de terceiros para as tarefas de casa ou da empresa, podendo essas pessoas serem ou não do âmbito familiar.

É importante salientar também que na tentativa de conciliar os múltiplos papéis (mãe, profissional, esposa e gestão do lar) a empreendedora muitas vezes lida com sentimento de frustração e culpa, sendo de grande importância, nesses momentos, o aporte emocional família.

Os desafios ainda são muitos, mas o empreendedorismo feminino é fator decisivo para o efetivo fortalecimento das economias e o impulsionamento dos negócios em nível mundial.

Eu sou apaixonada pelo tema empreendedorismo feminino, realizo pesquisas sobre o assunto e atualmente faço parte do Uberhub Mulher uma rede instituída há poucos meses em Uberlândia-MG, que apoia o empreendedorismo feminino com foco em tecnologia, setor com ainda poucos negócios liderados por mulheres, mas isso fica para um próximo post…

Até mais!

Referências: GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil 2016. Curitiba: IBQP, 2017.

Rede Mulher Empreendedora: redemulherempreendedora.com.br/

Uberhub Mulher: https://www.facebook.com/groups/UberHubMulher/about/

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br