VANTAGENS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO AGRONEGÓCIO FAMILIAR - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

VANTAGENS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO AGRONEGÓCIO FAMILIAR

É bastante disseminada a crença, dentre os empresários do agronegócio familiar de pequeno porte, de que o relacionamento pessoal com fornecedores e clientes garante a produção e as vendas da empresa.

Esta é, com certeza, uma das características peculiares das empresas familiares que exercem uma influência positiva na gestão da cadeia de suprimentos, mas não garante a sua efetividade.

O empresário atento sabe, mesmo que de forma intuitiva, que decisões mal tomadas nesse sentido diminuem a eficiência operacional e comprometem a lucratividade do negócio. É fundamental, não só manter um relacionamento estreito com os clientes, como também escolher adequadamente os fornecedores de insumos e parceiros de negócio.

Dentro deste contexto, a gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM) pode contribuir assertivamente para o sucesso da organização.

A gestão da cadeia de suprimentos pode ser definida como um processo que tem como propósito administrar estrategicamente os diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) e relações organizacionais, promovendo a coordenação efetiva de todas as atividades ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a pré-produção até a entrega.

Dentre os processos que podem ser melhorados estão: localização e seleção de fornecedores; compra de materiais e insumos; desenvolvimento e fabricação de produtos; transporte de suprimentos e produtos; gestão do fluxo diário de materiais; coordenação da ação de fornecedores, coordenação da ação de distribuidores e gestão do relacionamento com os clientes.

Custos reduzidos

A gestão da cadeia de suprimentos envolve a identificação dos processos que aumentam os custos sem aumentar o valor do produto final. Estes processos são desperdícios e não agregam valor e devem ser eliminados o mais rápido possível. Desta feita, precisamos conhecer, levantar os pontos de gargalos e onde podemos melhorar, cortar ou fazer de outra maneira.

Aumentando a eficiência

O desperdício de recursos é uma fonte comum de aumento de custos de produção. Frequentemente isto ocorre devido ao planejamento mal delineado. Uma empresa que aplica a gestão da cadeia de suprimentos é capaz de alcançar a eficiência de suas operações desde que cada processo ou subprocesso adicione valor. Isto garante que a organização e seus processos fluam suavemente e as saídas dos processos mantenham alinhados as necessidades da empresa.

Aumentando a produção

Uma empresa que emprega a gestão da cadeia de suprimentos pode fortalecer um forte relacionamento com seus fornecedores e clientes, garantindo que as ordens tanto de compras quanto de entrega possam ser garantidas e a cadeia apresente a responsividade e também a flexibilidade. Uma empresa conhecendo o tempo e a responsividade de sua cadeia de suprimentos atrairá clientes, e crescerá levando ao crescimento de saídas e vendas.

Fatos como a greve dos caminhoneiros em 2018 se trabalhados em um plano de cadeia de suprimentos podem ser minimizados devidos às estratégias adotadas pela empresa e seus parceiros.

Aumento de lucratividade

O agronegócio familiar existe para alcançar lucros e uma das maneiras mais eficazes de aumentar tais lucros é garantindo que os custos se manterão mais baixos quanto possíveis. A aplicação da gestão de cadeia de suprimentos numa empresa familiar levara a redução de custos e assim a eliminação de desperdício nos processos e assim os custos operacionais também se reduzirão levando a competitividade.

Finalizando, a gestão adequada da cadeia de suprimentos garante a otimização da produção e a oferta de produtos com o nível de qualidade desejado pelo cliente para o agronegócio familiar.

Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!
#CEPECAF
#FCAV
#UNESP

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br