GESTÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO FAMILIAR

Quando se fala em gestão ambiental no contexto do agronegócio familiar é interessante destacar dois pontos que devem ser trabalhados de forma sinérgica: o cuidado com a natureza e o zelo pelo patrimônio adquirido ao longo dos anos que possibilita a perpetuidade da família.
Observa-se que para muitas famílias do agronegócio a natureza e a sua preservação tem tanta importância quanto à aquisição e gestão de seus bens patrimoniais. Cuidar do meio ambiente é algo que foi ensinado e aprendido no seio da família, por meio de ações singelas e cotidianas como “apagar as luzes que não estão sendo usadas” ou “controlar a saída de água da torneira para que não haja desperdício”. É bem possível que essas pequenas ações sejam motivadoras daquelas ligadas à gestão ambiental na empresa familiar.
Quem ama cuida… Zela pela família, pelos seus bens, pela natureza. E a canção diz “quando a gente gosta é claro que a gente cuida”. Gostamos do que adquirimos com luta, criatividade e união na nossa família. Gostamos de regar as plantas, olhar para o vento batendo nas folhas das árvores e de rever fotos de nossos familiares junto da natureza. Estes gestos cotidianos em relação à natureza se refletem na construção de valores voltados ao respeito ao meio ambiente.
Concomitantemente, cresce na sociedade o número de pessoas que buscam o bem-estar econômico e a qualidade de vida e o equilíbrio economia-natureza. Uma das estudiosas da gestão ambiental, Elisabeth Laville, em seu livro “A Empresa Verde”, menciona que a preocupação com a preservação da natureza seja inclusa na produção de bens de consumo; pois, além de ser algo essencial para a vida no planeta, os consumidores atualmente têm valorizado atitudes em prol da preservação ambiental e comprado bens e serviços de “empresas verdes”.
Tão importante quanto gerir o patrimônio da família, é conseguir que o agronegócio esteja em harmonia com o meio ambiente local e global.
Assim, a gestão ambiental no contexto do agronegócio familiar parte da valorização das crenças familiares de respeito à natureza que são passadas de geração para geração e se concretiza nas ações dos gestores que, embasadas em conhecimentos técnicos e experiência, adequando as demandas ambientais às especificidades do negócio.
A despeito de todos os desafios que existem em torno da questão ambiental dentro do agronegócio, pode-se dizer que cada organização familiar tem condição de descobrir e/ou recriar este link natureza-gestão maneira única, primando pela sustentabilidade do negócio.
Gostou do texto? Curta!
O Conteúdo foi útil? Compartilhe!
#CEPECAF
#FCAV
#UNESP