Universidade X Empresa Familiar

As empresas familiares se caracterizam pelo envolvimento de membros de um núcleo familiar geralmente em atividades de direção. No caso de empresas de pequeno porte, a estas atividades se agregam àquelas relacionadas ao funcionamento do negócio.
Nestes casos, normalmente as empresas familiares acabam se valendo do apoio de fontes externas de conhecimento em nível de gestão e financeiro, em detrimento do apoio a questões estratégicas. Com frequência, este tipo de empresa acaba por não aproveitar adequadamente a disponibilidade de uma universidade pública próximo a sua localização para o apoio a suas atividades nestas questões.
Empresas familiares tem problemas prementes de dia-a-dia, e muitas vezes tem como foco garantir com conforto sua existência. Universidades públicas são vistas como instituições voltadas ao ensino e pesquisa, cujo ciclo de atividades está relacionado a períodos mais longos, contados em termos de anos. Presas a estas visões, tanto as empresas familiares como as universidades públicas podem perder de vista importantes oportunidades de colaboração.
Uma importante ferramenta neste sentido é a colaboração em Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação. Tais trabalhos tem alocação de um aluno, orientação de um docente, escopo de ensino, profundidade compatível com a formação superior e apresentam a necessidade de rigor acadêmico. Duram, em geral, 12 meses – período de tempo adequado para o ciclo de atividades de uma empresa familiar e geram um documento de dimensão manuseável para uma empresa familiar – a monografia ou relatório compatível – diferente, por exemplo, de uma tese de doutorado.
As temáticas pertinentes podem incluir temas de engenharia, administração, contabilidade, tecnologia de informação; bem como disciplinas de áreas de saúde como medicina veterinária, fisioterapia e educação física. Todas estas áreas apresentam importantes aportes práticos a empresas familiares quanto a aspectos operacionais, financeiros, estratégicos e ao conhecimento acadêmico aportado fortalecendo o seu funcionamento. Para as universidades públicas a aproximação com empresas familiares correspondem a um saudável aporte das necessidades da sociedade às suas atividades. Desta forma uma aproximação entre empresas familiares e universidades públicas podem ser fonte de ganho de competitividades para ambas as partes.
Gostou do texto? Curta.
O conteúdo foi útil ? Compartilhe!