Universidade X Empresa Familiar - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Universidade X Empresa Familiar

As empresas familiares se caracterizam pelo envolvimento de membros de um núcleo familiar geralmente em atividades de direção. No caso de empresas de pequeno porte, a estas atividades se agregam àquelas relacionadas ao funcionamento do negócio.

Nestes casos, normalmente as empresas familiares acabam se valendo do apoio de fontes externas de conhecimento em nível de gestão e financeiro, em detrimento do apoio a questões estratégicas. Com frequência, este tipo de empresa acaba por não aproveitar adequadamente a disponibilidade de uma universidade pública próximo a sua localização para o apoio a suas atividades nestas questões.

Empresas familiares tem problemas prementes de dia-a-dia, e muitas vezes tem como foco garantir com conforto sua existência. Universidades públicas são vistas como instituições voltadas ao ensino e pesquisa, cujo ciclo de atividades está relacionado a períodos mais longos, contados em termos de anos. Presas a estas visões, tanto as empresas familiares como as universidades públicas podem perder de vista importantes oportunidades de colaboração.

Uma importante ferramenta neste sentido é a colaboração em Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação. Tais trabalhos tem alocação de um aluno, orientação de um docente, escopo de ensino, profundidade compatível com a formação superior e apresentam a necessidade de rigor acadêmico. Duram, em geral, 12 meses – período de tempo adequado para o ciclo de atividades de uma empresa familiar e geram um documento de dimensão manuseável para uma empresa familiar – a monografia ou relatório compatível – diferente, por exemplo, de uma tese de doutorado.
As temáticas pertinentes podem incluir temas de engenharia, administração, contabilidade, tecnologia de informação; bem como disciplinas de áreas de saúde como medicina veterinária, fisioterapia e educação física. Todas estas áreas apresentam importantes aportes práticos a empresas familiares quanto a aspectos operacionais, financeiros, estratégicos e ao conhecimento acadêmico aportado fortalecendo o seu funcionamento. Para as universidades públicas a aproximação com empresas familiares correspondem a um saudável aporte das necessidades da sociedade às suas atividades. Desta forma uma aproximação entre empresas familiares e universidades públicas podem ser fonte de ganho de competitividades para ambas as partes.

Gostou do texto? Curta.

O conteúdo foi útil ? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br