GESTÃO E PROCESSOS QUALIFICADOS NA EMPRESA FAMILIAR: O SETOR FLORESTAL E A DEMANDA GLOBAL - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

GESTÃO E PROCESSOS QUALIFICADOS NA EMPRESA FAMILIAR: O SETOR FLORESTAL E A DEMANDA GLOBAL

Conforme IBGE (2017) hoje cerca de 90% das empresas brasileiras são familiares. Negócios que iniciam com formatos diferentes, surgindo com representantes nos perfis empreendedores clássicos e variados, como o independente, o consequente e o interno.

Dentro desse amplo universo de organizações e empreendedores, o agronegócio apresenta percentuais muito aproximados aos 90% estudados pelo IBGE, pois, quando não dirigidos por integrantes da família, a empresa teve no período de sua fundação o envolvimento direto desses.

O agronegócio brasileiro emprega mais de 18,05 milhões de pessoas, que devem, conforme o Centro de Estudo Avançados em Economia Aplicada da ESALQ, contribuir com um crescimento de 0,9% no PIB. Apesar da variação negativa na pesquisa Agro, entre 2006 e 2017, com uma retração de 3,9%.

O setor passa por uma forte revolução, sendo empregado no país alta tecnologia, incluindo aí a biotecnologia e uma crescente demanda internacional por produtos certificados quanto a sua procedência e contribuição ambiental, o que impõe qualificação ainda maior nos envolvidos.

As estatísticas e resultados do agronegócio brasileiro empurram os empreendimentos e negócios familiares a uma mudança também rápida no perfil de seus atores em função do nível de exigência técnica para lidar com o incremento da inovação e com processos de gestão globais.

Nesse sentido, é fundamental que os gestores familiares tenham não só a qualificação e a experiência necessária para conduzir a organização para o crescimento, como também passem a investir fortemente na qualificação da família e da equipe.

É o que acontece nos empreendimentos voltados à indústria da madeira, por exemplo.

Observa-se que a demanda da madeira de pinus e eucalipto (celulose, painéis, madeira serrada) vem crescendo nos últimos anos, conforme indica o Forest To Market do Brazil (F2M) e que o Brasil possui 69% das florestas certificadas, conforme Associação Brasileira da Árvore (ABA) informou ainda em 2018.

No entanto, apesar desse cenário promissor, mais de 90% dos produtores e beneficiadores da indústria da madeira são eminentemente familiares e precisam obrigatoriamente profissionalizar a gestão de suas propriedades afim de não sucumbirem perante à concorrência global.

Vender para os maiores consumidores de madeira (EUA, UE e China) requer qualificação, domínio de idiomas, relacionamento com trades e operadores logísticos internacionais. Não há espaço para amadorismo.

Contudo, aos relutantes à mudança resta o arrendamento de suas propriedades para organizações profissionalizadas e competitivas, saindo da produção e sustentando a família, exclusivamente pela exploração do patrimônio e não da produção.

Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br