O PERFIL DO NOVO CONSUMIDOR E OS IMPACTOS NAS EMPRESAS FAMILIARES - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

O PERFIL DO NOVO CONSUMIDOR E OS IMPACTOS NAS EMPRESAS FAMILIARES

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que no Brasil temos cerca de 116 milhões de usuários na internet. Esse público está disposto a mudar seu padrão de consumo, migrando suas compras para plataformas virtuais. Para se ter uma ideia, de acordo com relatório da Ebit (2018), tivemos um faturamento de R$ 47,7 bilhões no comércio eletrônico.

Dentro deste contexto, as redes sociais – Facebook, Instagram, Youtube – juntamente com ferramentas disponíveis no Whatsapp e no Google vêm desempenhando um papel crítico não só na consolidação do comércio eletrônico, como também no estreitamento das relações com os clientes.

No entanto, grande parte das empresas familiares, de micro e pequeno porte ainda não sabe atuar de maneira eficiente dentro deste novo cenário.

Observa-se que muitas dessas empresas mantêm páginas nas redes sociais, mas ainda interagem de forma lenta e reativa com os clientes, não conseguindo aproveitar efetivamente o potencial dessas ferramentas de comunicação para a divulgação e venda dos seus produtos.

Outra prática bastante comum é delegar a gestão das redes sociais a um parente (por exemplo filho, sobrinho), muitas vezes jovem (pois eles “entendem de internet”), não qualificado para desempenhar tal função, resultando numa gestão amadora que não produz resultados assertivos.

Para que toda essa problemática não ocorra, tais empreendedores necessitam reestruturar essa atividade e dar à gestão das redes sociais a importância que ela merece!

Primeiramente é preciso a gestão das redes sociais fique a cargo de uma pessoa realmente competente para exercer tais atribuições.

Depois é preciso planejar estratégias de marketing adequadas ao público-alvo focado pela organização. Tais estratégias devem primar pela busca de novos clientes e pela criação de laços afetivos com os atuais que possam contribuir para a valorização da imagem da empresa e para a fidelização à marca.

Portanto, devemos através de um bom planejamento, delegar funções para profissionais responsáveis, conhecer melhor nosso cliente e a partir disso colocar nossa marca sempre à disposição deste, em busca de atender às expectativas de um mercado cada dia mais exigente e consequentemente, incrementar o faturamento da empresa.

Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br