EMPRESAS FAMILIARES E EMPREENDEDORISMO - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

EMPRESAS FAMILIARES E EMPREENDEDORISMO

De acordo com o Global Entrepreneruship Monitor o empreendedorismo consiste na busca por oportunidades através da tentativa de criação de um novo empreendimento, pode ser uma atividade autônoma ou a expansão de um empreendimento existente.

Para isso deve existir então a figura do empreendedor, que é o individuo dotado de criatividade, visão de negócio e facilidade de lidar com riscos, ele é capaz de reconhecer e explorar oportunidades no meio em que está inserido de forma a obter algum resultado positivo.

E as empresas familiares, onde se encaixam nesse cenário?

Muitas dessas empresas surgem da ideia de um individuo em explorar uma oportunidade, são frutos de uma ação empreendedora, mas que guardam na sua essência a estrutura familiar.

Geralmente a imagem da empresa familiar está associada com uma pequena empresa, de estrutura rígida, algumas vezes desorganizada, centralizada na figura dos donos.

Mas este cenário está mudando, a gestão está se tornando mais profissionalizada, os processos estão ficando mais claros, a empresa consegue vislumbrar um futuro e buscar formas de alcançá-lo.

Vale também destacar que ainda existem grandes grupos que são geridos por famílias, como o Itáu Unibanco.

A vontade de criar algo novo e o envolvimento das pessoas – sejam elas os fundadores ou seus sucessores – e a abertura a mudanças faz com que as empresas familiares avancem e se reinventem.

Portanto, as empresas familiares podem e devem ser sim empreendedoras.

REFERÊNCIAS

ACS, Z. How is Entrepreneurship good for economic growth. Innovations, v. 1, p. 97–107, 2006.

FLETCHER, D. (2004). Interpreneurship: organizational (re)emergence and entrepreneurial development in a second generation family firm. International Journal of Entrepreneurship Behaviour and Research, 10 (1), 34-38.

GARTNER, W. B. A Conceptual Framework for Describing the Phenomenon of New Venture Creation. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 696–706, 1985.

GEM. Gem 2016/2017. Monitor, Global Entrepreneurship, 2016.

GERSICK, K. E., DAVIS, J. A., HAMPTON, M. M., LAMNSBERG, I. (1997). De geração para geração: ciclo de vida da empresa familiar. São Paulo: Negócio.

SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development: An Inquiry Into Profits, Capital, Credit, Interest, and the Business Cycle. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1934. 229 p.

Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br