COMO AVALIAR O DESEMPENHO DO SEU NEGÓCIO

A gestão do desempenho surge atualmente como um requisito importante para as organizações enfrentarem a competição e sustentarem suas vantagens competitivas. Mas qual a melhor forma de medir o desempenho de um determinado empreendimento?
Para começo de conversa, o desempenho de uma organização pode ser medido através de vários indicadores, destacando-se entre eles os indicadores financeiros, de custos, de qualidade, de inovação e os ambientais.
Cada tipo tem uma finalidade, por isso é importante escolher o indicador mediante o objetivo que se quer medir.
Por meio do indicador de desempenho é possível verificar como a organização está se saindo em relação ao alcance do objetivo mensurado, melhorando o processo de tomada de decisão.
Se o resultado obtido estiver próximo à meta estipulada, o gestor poderá simplesmente reforçar as estratégias adotadas. Mas se o resultado obtido estiver aquém do que foi planejado, ações corretivas serão tomadas para reconduzir a organização em direção ao objetivo almejado.
Na prática, muitas empresas familiares encontram dificuldades em implantar uma gestão baseada em indicadores de desempenho por falta de conhecimentos e de profissionais qualificados.
Outro problema é muitos gestores de empresas familiares só “dão valor” aos indicadores financeiros, esquecendo-se que são os indicadores de processo (custos, qualidade, inovação) que permitem que a organização faça correções e/ou melhorias nos processos, antes dos resultados serem efetivamente apurados.
A gestão por meio de indicadores de desempenho possibilita que a empresa não só atue de forma preventiva, como também torne o processo de gestão mais dinâmico.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!