LIDERANÇA NO CONTEXTO DAS EMPRESAS FAMILIARES - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

LIDERANÇA NO CONTEXTO DAS EMPRESAS FAMILIARES

A liderança pode ser considerada um dos alicerces para a obtenção de melhorias significativas no desempenho empresarial.

Diversos estudos acadêmicos já demonstraram que empresas que investem na formação de líderes apresentam aumentos diretos na produtividade e indiretos na rentabilidade.

Esses resultados talvez possam ser explicados pelo fato de os líderes conseguirem induzir as pessoas a alcançarem os objetivos e metas da organização, não só pelo uso da autoridade inerente ao cargo, mas também, pela influência de seu carisma e exemplo pessoal.

Como seria perfeito encontrar líderes “nas prateleiras” das organizações de recrutamento e seleção, não é mesmo? Ou ainda ter uma fórmula do tipo “tiro e queda” para despertar a liderança nos indivíduos?

Pena que na prática muitas empresas falham nessa missão, apresentando em seu quadro de funcionários uma insuficiência de líderes.

Nas empresas familiares o cenário não é diferente, talvez seja até pior, pois além das dificuldades inerentes a todas as organizações quanto ao desenvolvimento da liderança, muitos gestores impedem literalmente que eles floresçam na empresa.

Longe de trazer uma solução definitiva para este problema, o objetivo deste post é simplesmente provocar uma reflexão sobre o assunto.

Mas quais seriam então os desafios para o desenvolvimento da liderança no contexto das empresas familiares?

Primeiramente, é preciso transpor a figura do fundador. Não há dúvidas de que o fundador tem um papel primordial na formação e consolidação da organização. É ele quem dita o ritmo de gestão e quem molda o comportamento empresarial por meio da transferência dos próprios valores aos membros da organização.

No entanto com o crescimento da empresa, é necessário que a organização adquira “personalidade própria” e não dependa exclusivamente da figura do fundador para captar novos clientes, fechar negócios e identificar oportunidades de atuação.

Em segundo lugar é importante ressaltar que não há líder sem liderados, ou seja, um líder só existe porque é aceito como tal pelos seus subordinados.

Não adianta ocupar um cargo gerencial e não ter autoridade para tomar decisões. Nesse sentido, o fundador deve “desapegar do poder”, dando autonomia a outros talentos – sejam eles parentes, ou pessoas de fora do círculo familiar – para que possam contribuir genuinamente com o processo de gestão e de tomada de decisão.

Tão pouco resolve ter autoridade e não ser reconhecido como alguém que “faz a diferença” na gestão. Os funcionários tendem a admirar aqueles que estão à frente dos cargos de gestão não só por suas competências técnicas, mas fundamentalmente, pela capacidade deles em lidar com as pessoas e agir de forma ética e justa no ambiente de trabalho. Assim, é primordial que o fundador saiba escolher os gestores por meio de critérios claros, aderentes ao perfil do cargo e coerentes com o tipo de contrato psicológico que deseja estabelecer com seus funcionários.

Por fim, velhos hábitos arraigados na cultura familiar devem ser substituídos por práticas de gestão que tornem os processos mais eficientes e que ajudem a fixar os conhecimentos aprendidos individualmente no âmbito da organização, consolidando o processo de profissionalização, o qual é a pedra fundamental para a institucionalização de um processo de desenvolvimento de lideranças sustentável.

Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br