MARKETING DIGITAL - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

MARKETING DIGITAL

2019 e aqui estamos. Somos um mundo cada vez mais conectado. Tudo acontece, gira, permanece através das redes navegadas pelos smartphones. É assim que negócios, educação, mente, alma, relacionamentos… tudo se conecta.

Não entramos mais online, vivemos online:  pedimos uma pizza pelo Ifood, solicitamos um carro pelo Uber, encontramos um imóvel no Airbnb, ouvimos uma música no Spotify.  Enfim, tudo o que fazíamos antes de uma outra maneira, hoje fazemos online.

Henry Jenkins, em sua obra ‘Cultura da Convergência’, diz que essa convergência é puramente cultural, e não acontece nas máquinas, mas sim na mente e nos corações das pessoas.

Partindo desse pressuposto, o objetivo de uma empresa nas redes sociais deve ser buscar relacionamento. Mas será que esta premissa também é válida para o contexto das organizações familiares?

A resposta é sim. Não é só válido, como também é algo obrigatório.

Sabemos que uma das principais competências das empresas familiares é justamente a capacidade de construir networking, estreitar parceiras com fornecedores e fidelizar clientes por meio da relação próxima, e muitas vezes, afetiva, dos familiares com os respectivos stakeholders.

Mais do nunca essa capacidade precisa ser articulada. Só que agora na esfera digital. E o grande risco é não arriscar. A concorrência não está no quarteirão ou no bairro, mas do outro lado do planeta. O crescimento vertiginoso do e-commerce está aí para provar. E você pode escolher se quer chorar ou vender lenços, você decide!

Mas como colocar isso em prática?

Primeiro é importante destacar que para atuar nas redes sociais é preciso que a empresa crie conteúdo com um propósito bem definido e interessante, chamando a atenção do público-alvo. É o fim definitivo de qualquer coisa que não entreter.

E não vale interromper o caminho do usuário/internauta. Tudo fugiu do controle porque o poder foi transferido para o público, que, hoje, mais do que consumir, também redistribui e circula o conteúdo nas mídias digitais. O fato das pessoas terem se acostumado a escolher o que querem ver mudou completamente a dinâmica dos negócios.

Além do conteúdo é importante para um negócio, seja ele grande ou pequeno, saber escolher as redes que irá trabalhar. Você pode estar usando os canais digitais errados para falar com seu público.

Assim, antes de continuar, ou começar, revise se quem está ali é o público em potencial para sua marca ou apenas amigos e colegas distantes, ou que curtiram para ‘dar uma força’.

Outro ponto essencial é um bom planejamento alinhado ao público que você quer atingir e definir o seu alvo. As mídias digitais não são mídias de massa, é preciso direcionar seu conteúdo para quem você quer se relacionar e quer ser lembrado.

O investimento no impulsionamento de posts e “rankeamento” de páginas também é essencial e deve ser pensado antes, durante e depois.

É um mito achar que é possível alcançar seu público apenas com postagens orgânicas (sem um investimento mínimo), ainda mais no Facebook, onde após uma mudança no algoritmo quer tornar essa rede social mais interativa com amigos e parentes do que com marcas. Por isso é importante investir em conteúdo de qualidade e contar sempre com o apoio de profissionais capacitados para trabalhar com as redes sociais da sua empresa.

E aproveitando, já fica mais uma dica: não aposte todas as suas fichas em apenas em um canal. Hoje o Instagram desponta com uma maior eficiência e crescimento, ainda ontem o Facebook estava em alta, o IGTV está chegando, mas o Youtube apresenta mais métricas e números e ainda permite monetização… e assim cada canal segue seu caminho e sua empresa não pode ficar refém de apenas uma dessas.

Diversifique seu conteúdo e seus canais de mídias. Mas tenha certeza de estar nos canais certos para o seu negócio. Não existe uma receita que funcione para todos. Experimente!

Outra dica é: investir! Afinal é preciso dizer que não existem 5 passos mágicos para ter sucesso nas redes sociais como dizem por aí. Tem sim muito planejamento estratégico, escolha dos canais ideias para seu público, definição de personas, investimento em mídia e profissionais e muito estudo de comportamento do consumidor. É preciso ouvir mais e falar menos.

E para que todas essas dicas funcionem é preciso ter profissionais capacitados para cuidar da presença digital da sua marca. Se você é empresa, busque quem tem especialização na área. Se você é profissional, saiba que existem vários cursos de pós-graduação e cursos livres para diversas áreas do marketing digital. O tempo é de apostar em novos mapas para encontrarmos novas terras.

O conteúdo foi útil? Curta

Gostou do texto? Compartilhe

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br