O MUNDO EMPRESARIAL E A SUSTENTABILIDADE

O termo “relevância” é um conceito muito subjetivo e difícil, sendo frequentemente aplicado como um critério seletivo. Inclusive, já se tornou uma área importante de estudo da ciência da informação.
Além de sua importância no campo da informação, no ambiente dos negócios, quais os tipos de coisas podem ser relevantes e para quem?
Podemos dizer que a relevância é uma propriedade potencial de fatos observáveis ou perceptíveis, físicos ou abstratos, incluindo a propriedade de pensamentos, memórias e conclusões de inferências.
Portanto, a maximização da relevância pode ser a chave para a cognição humana, para o sucesso de um processo de gestão da sustentabilidade nas empresas.
Os níveis conceituais e de alta administração das corporações prestam a atenção a alguns fenômenos específicos, em que eles representam os objetivos almejados, identificando e sistematizando representações de um contexto ideal para o cumprimento das metas estabelecidas.
Para selecionar e determinar as escolhas para o planejamento e gestão da sustentabilidade é fundamental prestar atenção nos fenômenos mais relevantes, capturando as demandas do mercado para que seja viável incorporar os aspectos da sustentabilidade no processo de gestão de médio e longo prazo, embora o mercado esteja cada vez mais imediatista do que nunca!
A percepção do que é possível e do que a empresa pretende construir diante dos pilares da sustentabilidade pode ajudar na construção de representações possíveis mais relevantes desses fenômenos (aquisição de matéria-prima ambientalmente responsável; certificação ambiental; responsabilidade com os funcionários e fornecedores; integração das dimensões da sustentabilidade no ambiente empresarial, etc.), de acordo com seu contexto e realidade de negócio, a fim de maximizar sua relevância perante todos níveis hierárquicos.
Em termos teóricos de relevância, um input é relevante para uma empresa quando o processamento do mesmo em um contexto de suposições disponíveis produz um efeito cognitivo positivo e continuado.
Um bom gestor, pelo seu próprio ato de reivindicar a atenção dos colaboradores (processo de envolvimento e engajamento dos stakeholders – internos e externos), deve sugerir que a informação que ele está oferecendo (provenientes de um sistema de avaliação de sustentabilidade) capture as demandas atuais e seja relevante o suficiente para ser digno da atenção e participação dos colaboradores.
As informações da sustentabilidade se tornam relevantes quando elas interagem com os colaboradores, em todos os seus níveis, e com suas suposições existentes sobre o segmento de mercado a qual a empresa é pertencente.
As políticas de gestão de negócios ainda são desafios para a sustentabilidade, muitas vezes distantes e com visões e propósitos anacrônicos da agenda empresarial.
Refletindo sobre tudo o que foi dito, faço a seguinte pergunta: Dentro das dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, econômica e institucional), o que é relevante para a sua empresa? De que forma você pode contribuir para bases mais sustentáveis no cenário nacional atual? Você, como colaborador, faz o bastante para cumprir as metas e objetivos sustentáveis da sua corporação?
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