A PROFISSIONALIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO FAMILIAR - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

A PROFISSIONALIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO FAMILIAR

Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

É muito comum encontrarmos, nas organizações familiares de pequeno e médio porte, gestores mais ocupados com o operacional da empresa do que engajados com as questões estratégicas que colocam em risco a sobrevivências da firma.

Quem convive com esses gestores sabe que eles “matam um leão por dia” e gastam boa parte de seu tempo e sua energia “apagando os incêndios” do dia-a-dia.

E isso não é apenas uma percepção, estudos desenvolvidos por diferentes instituições, como o SEBRAE e a FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, por exemplo, apontam que os empresários brasileiros, mesmo aqueles que já atuam há mais de dez anos no mercado, de modo geral, não consideram a profissionalização da gestão como um item primordial para a competitividade organizacional.

Talvez essa crença seja a verdadeira explicação para alto índice de mortalidade das empresas de micro, pequeno e médio porte, que beira os 70%. Enquanto tivermos empresários que não acreditam nos benefícios da profissionalização, estas estatísticas tornarão a se repetir.

As teorias da administração, com sua evolução, também nos ensinam que não é possível que as empresas se comportem da mesma forma como no início da Revolução Industrial, em que a adoção de uma estrutura mecanicista e o domínio das técnicas padronização do trabalho e de produção em massa acabavam garantindo o “bom” desempenho da organização.

O ambiente competitivo atual não é mais estável e previsível, pelo contrário, é mutante e globalizado, trazendo para os negócios de pequeno e médio porte a necessidade de profissionalização e visão estratégica.

Vivemos hoje na era da criação e compartilhamento de conhecimento. As organizações devem desenvolver a capacidade de “aprender a aprender”, sendo o capital humano o principal recurso para o desenvolvimento desta competência essencial.

Nesse contexto, ser uma organização profissional significa ser capaz de selecionar e reter os talentos que verdadeiramente vão agregar valor aos processos, produtos e serviços ofertados pela empresa, por meio de políticas e estratégias de gestão de pessoas, e que efetivamente serão capazes de executar as mudanças requeridas para a manutenção da competitividade.

Mas será que as empresas familiares serão capazes de se tornar organizações profissionais de forma efetiva?

A resposta é sim.

Mas o caminho não é tão fácil, pois requer que os gestores das empresas familiares estejam verdadeiramente dispostos a mudar as crenças que seu orientaram comportamento empresarial imediatista por tantos anos, e que estejam absolutamente comprometidos a fazer com os valores focados na profissionalização sejam incorporados à cultura e absorvidos pelos membros da organização.

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br