FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PARA TOMADA DE DECISÃO - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PARA TOMADA DE DECISÃO

Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

A estatística é definida como uma parte da matemática aplicada que pode ser utilizada para analisar dados do mundo real. Em muitos locais a estatística é ensinada, muitos cursos e livros existem sobre os conceitos, mas em muitos as aplicações não são exploradas, levando a um conceito errôneo de que é complicado realizar as análises.

Não são necessários estudos profundos para se executar uma função estatística. A média de um conjunto de dados pode ser feita e isto é considerada uma análise estatística simples. Evidentemente que conforme aumentam as necessidades, mais conhecimento se deve ter para realizar uma análise estatística e interpretar seus resultados.

A análise estatística pode ser realizada através do uso de planilhas eletrônicas como o Microsoft Excel, este utilizado por grande parte das pessoas que se utilizam de um computador pessoal, também o Numbers para usuários de computadores da Apple, entre outros.

Nesses softwares, estão disponíveis funções estatísticas e conjuntos de funções para uma análise estatística em pacotes, desde a básica até a avançada, dado seu grande poder de processamento.

As funções estatísticas podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, dependendo da necessidade da análise. O normal no estudo e aplicação da estatística é se ter um avanço gradual no estudo dos conceitos, indo dos mais básicos aos mais avançados.

O ideal é que se conheçam as ferramentas, mesmo que inicialmente não venha a utilizá-las. Em determinado momento isto pode ser útil para a determinação de algum resultado. A recomendação é que se inicie o estudo e aplicação pela estatística descritiva, que pode ser utilizada para obter informações sobre tendência central e variabilidade dos dados.

Nas planilhas eletrônicas, com no Excel, a estatística descritiva está agrupada em uma ferramenta e seu resumo estatístico gera uma tabela com: Média, Erro Padrão, Mediana, Desvio-Padrão, Variância, Curtose, Assimetria, Intervalo, Mínimo, Máximo, Soma, Contagem, Maior, Menor e Nível de Confiabilidade.

No agronegócio, especialmente nas empresas familiares de pequeno e médio porte, pode ser uma importante ferramenta no auxílio a tomada de decisões, especialmente na análise de dados, sendo possível tirar conclusões destes de forma mais segura, indicar o que mostram os números, realizar previsões e definir tendências.

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br