FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PARA TOMADA DE DECISÃO

A estatística é definida como uma parte da matemática aplicada que pode ser utilizada para analisar dados do mundo real. Em muitos locais a estatística é ensinada, muitos cursos e livros existem sobre os conceitos, mas em muitos as aplicações não são exploradas, levando a um conceito errôneo de que é complicado realizar as análises.
Não são necessários estudos profundos para se executar uma função estatística. A média de um conjunto de dados pode ser feita e isto é considerada uma análise estatística simples. Evidentemente que conforme aumentam as necessidades, mais conhecimento se deve ter para realizar uma análise estatística e interpretar seus resultados.
A análise estatística pode ser realizada através do uso de planilhas eletrônicas como o Microsoft Excel, este utilizado por grande parte das pessoas que se utilizam de um computador pessoal, também o Numbers para usuários de computadores da Apple, entre outros.
Nesses softwares, estão disponíveis funções estatísticas e conjuntos de funções para uma análise estatística em pacotes, desde a básica até a avançada, dado seu grande poder de processamento.
As funções estatísticas podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, dependendo da necessidade da análise. O normal no estudo e aplicação da estatística é se ter um avanço gradual no estudo dos conceitos, indo dos mais básicos aos mais avançados.
O ideal é que se conheçam as ferramentas, mesmo que inicialmente não venha a utilizá-las. Em determinado momento isto pode ser útil para a determinação de algum resultado. A recomendação é que se inicie o estudo e aplicação pela estatística descritiva, que pode ser utilizada para obter informações sobre tendência central e variabilidade dos dados.
Nas planilhas eletrônicas, com no Excel, a estatística descritiva está agrupada em uma ferramenta e seu resumo estatístico gera uma tabela com: Média, Erro Padrão, Mediana, Desvio-Padrão, Variância, Curtose, Assimetria, Intervalo, Mínimo, Máximo, Soma, Contagem, Maior, Menor e Nível de Confiabilidade.
No agronegócio, especialmente nas empresas familiares de pequeno e médio porte, pode ser uma importante ferramenta no auxílio a tomada de decisões, especialmente na análise de dados, sendo possível tirar conclusões destes de forma mais segura, indicar o que mostram os números, realizar previsões e definir tendências.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!