ORGANIZANDO AS FINANÇAS - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

ORGANIZANDO AS FINANÇAS

Você saberia me responder agora: qual foi a receita que sua produção gerou no último mês? Você saberia me responder em qual propriedade ou cultura você gastou mais? Ou ainda, em qual cultivo você teve o melhor resultado?

Se para todas essas perguntas suas respostas foram “sim!”, Parabéns! Você está no caminho certo! Agora, se para respondê-las você precisará de semanas ou meses, está na hora de mudar essa realidade. Calma, não se assuste! Com hábitos simples e conceitos leves vamos te apoiar nessa missão.

O primeiro passo em busca dessas respostas é a organização das informações., Só é possível ter uma visão clara da plantação quando não há neblina. Com as finanças ocorre o mesmo: só é possível conhecer a “saúde” do negócio, quando as informações estão claras, e, para isso, é fundamental separar os gastos e as receitas do cultivo, dos gastos e receitas familiares.

Para realizar essa tarefa, aconselho uma análise detalhada do extrato bancário e, ao analisar cada conta, a seguinte questão precisa ser respondida: “esse gasto ocorreu para suprir uma necessidade da família ou do negócio?”. Gastos com “escola dos filhos”, “viagem de férias”, “joias”, “jantares de finais de semana” não surgiram para suprir a necessidade do negócio, eles ocorreram visando uma melhor qualidade de vida para a família, logo devem ser marcados com “F” (Família). Gastos com adubos, rações e maquinários devem ser marcados com “N” (Negócio).

Realizada a primeira tarefa, chegou a hora de refazer o extrato e somar, no mês, o total de gastos marcados com F e o total de gastos marcados com N. Dessa maneira, o primeiro passo foi conquistado, a neblina foi retirada. Agora, sabemos o quanto, realmente, gastamos com o nosso negócio.

Eu sei, ainda as repostas não foram todas respondidas, mas calma lá, um passo de cada vez e não se esqueça! Faça o mesmo com as Receitas.

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br