A GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS FAMILIARES - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

A GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS FAMILIARES

Hoje em dia, dizer que a gestão de pessoas é essencial em qualquer empresa não é nenhuma novidade, mas saber como fazê-la de forma adequada, isso sim é uma busca constante.

E nas empresas familiares, onde parte da liderança (ou toda ela) e parte da equipe têm laços de parentesco e de afetividade que vão além das relações de trabalho, podemos dizer que os desafios em gestão de pessoas são ainda maiores.

Geralmente, neste contexto, os fundadores tomam as decisões sobre pessoas de forma particular, analisando cada caso, como a contratação de um parente ou o aumento salarial por uma necessidade pessoal do funcionário.  Quando a empresa ainda está se formando, com poucos funcionários, as decisões centralizadas e sem critérios claros podem até funcionar, mas para que a empresa possa crescer, é preciso mudar.

Ter claras as competências necessárias para a empresa e os critérios de meritocracia bem estabelecidos são exemplos de como tornar a gestão de pessoas profissional, independente das relações familiares existentes. Com estes norteadores, será possível avaliar contratações, promoções e desligamentos (por que não?), definir prioridades de desenvolvimento e remuneração para todos os funcionários, sejam eles parentes ou não.

Ao estabelecer os processos de gestão de pessoas dentro de uma empresa familiar é importante não descartar elementos essenciais que caracterizam a organização, como os valores que a família prioriza, a proximidade, o tratamento individualizado, entre outros. Estes processos não podem servir para tornar a empresa fria e distante, mas sim para criar um ambiente de equidade e transparência, onde profissionais, da família ou não, se sintam tranquilos para fazer um bom trabalho e trazer resultados.

As empresas familiares se beneficiam muito de boas práticas na gestão de pessoas, pois conseguem com elas extrair os benefícios das relações fortes entre os membros da empresa, mas também minimizar alguns conflitos que poderiam surgir se as mesmas não existissem.

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br