RISCO X RETORNO NOS INVESTIMENTOS - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

RISCO X RETORNO NOS INVESTIMENTOS

A decisão de investir é sempre muito difícil, pois se deve buscar uma melhor rentabilidade para nosso dinheiro sem colocar em risco nosso capital. Entender os fundamentos financeiros que norteiam as decisões de investimento é muito importante em qualquer tipo de negócio, em especial nas micro e pequenas empresas familiares.

Existe uma relação natural entre o Risco e o Retorno, pois sempre temos algum tipo de risco inerente a qualquer investimento que fazemos e mesmo com risco muito baixo, as perdas podem acontecer. A relação Risco x Retorno representa na Administração Financeira a essência dos investimentos, pois se deve buscar otimizar esta relação; as pessoas mais arrojadas, só olham para o Retorno e muitas vezes são cegados pelos Riscos, de outro lado os conservadores só olham o Risco e não tem o retorno desejado para seus investimentos.

Tem-se então uma relação natural entre Risco e Retorno que nos diz que quanto maior o risco maior o retorno, de modo que quando um investidor assume riscos maiores naturalmente está esperando retornos maiores e de outro lado quando deseja riscos menores vai esperar retornos mais baixos.

Alguns fatores são importantes quando se deseja assumir riscos, a idade dos proprietários e sócios é sempre muito importante, pois pessoas mais jovens assumem riscos maiores com expectativa de obter maiores retornos, os casados assumem menor risco que os solteiros pela obvia razão que tem uma família para sustentar. Os mais velhos são mais conservadores e assumem menores riscos, pois tem menos tempo para recuperar-se de eventuais erros; finalmente algumas pessoas tem maior propensão para assumir riscos que outras.

Entender esta relação de Risco x Retorno, representa a essência para terem-se menos erros ao longo de nossas vidas e na gestão das empresas; pois se deve procurar sempre maximizar o Retorno e minimizar os Riscos e não olhar somente o Retorno ou somente o Risco. Mensurar corretamente os riscos previamente ajuda na avaliação correta dos retornos que são esperados evitando-se surpresas desagradáveis.

Quando somente os Riscos são avaliados e estes assumem o protagonismo nas decisões, as empresas ficam paralisadas em seus investimentos em todos seus aspectos: modernização, inovação, novos processos e produtos, etc.; o que vai gerar uma estagnação e será o começo do fim.

Finalmente saber balancear as relações entre Risco e Retorno torna-se um importante instrumento para o sucesso econômico financeiro em qualquer tipo de decisão para as empresas, desde uma simples compra de um bem até um grande investimento empresarial como abertura de filiais, compra novos equipamentos, entre outros.

O passo seguinte para o sucesso sempre será no sentido de reduzirem-se os Riscos com ações gerenciais de diversificação, controle nos processos empresariais, mapeamento estratégico empresarial e aumentar-se os Retornos, ou seja, conseguir com técnicas econômicas financeiras de analise de investimento, controle de custos; mudar as relações naturais em que quanto maior o Risco maior o Retorno. O objetivo deve ser diminuir os Riscos e concomitantemente aumentar os Retornos, e não se esquecer de que algum tipo de risco sempre se irá assumir e nunca acreditar que existe algum investimento com risco zero.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br