PARA QUE SERVE A GESTÃO DE PESSOAS? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

PARA QUE SERVE A GESTÃO DE PESSOAS?

Como empreendimentos de pequeno porte, as propriedades agrícolas costumam ser geridas por famílias e, apesar de sua importância para a erradicação da fome e a sustentabilidade alimentar, enfrentam muitos problemas cotidianos pela falta de profissionalização de sua gestão.

Pode-se dizer que um negócio possui uma gestão profissional quando as pessoas que nele atuam utilizam-se de ferramentas gerenciais para planejar e executar o seu trabalho, para monitorar e analisar os resultados alcançados, bem como para a resolução de problemas e as tomadas de decisão.

Contudo, é preciso levar em conta que a profissionalização da gestão do negócio tem como base a capacidade das pessoas que lá trabalham, tanto dos membros da família, quanto dos empregados que são contratados.

Com isso, à medida que os gestores vão elevando a qualidade da gestão da propriedade, há a necessidade de indivíduos mais capacitados para desempenhar as funções organizacionais e também torna-se fundamental a implantação de práticas de gestão de pessoas para dar suporte a esse maior nível de complexidade empresarial.

Isto quer dizer que o negócio, necessariamente, precisará criar um setor de recursos humanos? Quase sempre não. As práticas de gestão de pessoas podem ser feitas pelos próprios gerentes da propriedade (os membros da família) e pelos empregados que, por ventura, desempenham alguma chefia, desde que estejam preparados para desempenha-las.

Para isso, primeiramente, é preciso que os membros da família busquem se capacitar por meios simples e eficazes, como cursos rápidos, vídeos, matérias na internet e livros sobre gerenciamento. Treinamentos e consultorias costumam ser oferecidos por entidades de apoio ao desenvolvimento do agronegócio e por instituições de ensino.

Quando se pratica a gestão de pessoas em um negócio, os seus gestores desenvolvem competências especiais e, assim, são capazes, por exemplo, de:

  • Atrair vários candidatos para uma vaga e saber como escolher os melhores, quando houver a contratação de novos empregados;
  • Organizar e distribuir as tarefas e responsabilidades entre as várias pessoas que compõem a equipe de trabalho;
  • Orientar e treinar, no próprio local de trabalho, os membros da equipe, quando estes tiverem dificuldades ou lidarem com situações novas;
  • Usar os programas de premiações para aumentar o engajamento dos membros da equipe e elevar a produtividade da unidade rural;
  • Resolver os conflitos entre dois ou mais membros da equipe;
  • Aumentar o tempo de retenção dos empregados que são mais importantes para o alcance dos resultados desejados para o negócio.

É bem possível que você, em algum momento, já tenha lidado com problemas e desafios cuja resolução dependia de tais competências. Por isso, capacite-se e pratique a gestão de pessoas em seu negócio familiar.

Gostou do texto? Curta?

O conteúdo foi útil pra você? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br