“SOU DE FAMÍLIA” - SERÁ QUE ESTE LANCE DE MARKETING É PARA MIM? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

“SOU DE FAMÍLIA” – SERÁ QUE ESTE LANCE DE MARKETING É PARA MIM?

Empresas familiares existem em diversos formatos, tamanhos e estrutura. Este post é mais indicado para aqueles que possuem empresas familiares que ainda não tem um departamento ou área de marketing.

Antes de mais nada é importante definir o que é marketing, pois ainda existe uma certa confusão e é comum igualar marketing à propaganda ou marketing a vendas ou ainda (este é o pior cenário) marketing à enganação…

Marketing é conhecer profundamente seus consumidores e potenciais consumidores e desenvolver ações para que estes realizem trocas contínuas com a sua empresa, ou seja, comprem e continuem comprando. “Ahh, isso já estou fazendo…” “Esta coisa não é tão difícil…” “Qual o grande segredo, então…”? São questionamentos que podem estar passando por sua cabeça neste momento.

O segredo está na forma e no processo em que se realizam estas ações, já que os consumidores são bastante complexos, o mercado é dinâmico, os concorrentes são muitos e nem sempre a sua empresa estará preparada para agir com rapidez, já que o coração do seu negócio (ou core business) não é fazer marketing. Marketing é meio e não atividade fim.

Há pouco tempo, conversei com um proprietário de uma empresa familiar e a queixa foi: “Não estou dando conta! Preciso de ajuda para atrair e manter mais clientes”. Esta angústia é bastante compreensível, já que este empresário e provavelmente você, tem que correr atrás dos fornecedores, cuidar da gestão de pessoas, fazer o controle de qualidade da produção, pagar todas as contas, negociar, enfim…. assobiar e chupar cana – impossível!

Então, é hora de criar um departamento ou uma área de marketing para sua empresa, e não precisa ser uma área gigantesca, mas tem que ter alguém centrado nas ações junto aos consumidores, e que consiga responder à estas questões:

  • Quem são meus consumidores? Quem mais podemos incluir? Como podemos categorizar estes consumidores?
  • Que produtos/serviços eles querem? Nós temos condições de oferecer? Temos como melhorar?
  • Por qual motivo compram dos meus concorrentes? Como faço para me diferenciar e atrair estes consumidores?
  • Por qual motivo deixaram de comprar de mim? Como faço para atraí-los de volta?
  • Que mensagem devo passar aos consumidores? Como quero ser conhecido, reconhecido ou lembrado? Como faço para a mensagem chegar ao consumidor?

Por onde começar a montar esta área? Dá para começar dentro de casa, mas cuidado para não chamar aquele sobrinho para cuidar do seu departamento de marketing só porque ele sabe “mexer no Photoshop”. Bem, em primeiro lugar, propaganda é muito mais do que ser bom nesta ferramenta e em segundo, marketing é mais do que propaganda!

O responsável por esta área tem que ter sensibilidade para entender o consumidor e o potencial consumidor e ter autonomia para tomar decisões, mesmo que seja para tirar de linha um produto que já não esteja mais rentável, fazer promoções de preço ou bater o pé para não fazer promoções de preço naquele momento, ampliar ou reduzir a rede de distribuição, decidir como fazer a divulgação, nem que para isso seja necessário contratar uma agência de propaganda ou contratar um estagiário de publicidade que poderá auxiliar na comunicação da empresa.

É preciso confiar e delegar mais. E aí, este lance de marketing é para você?

Gostou do texto? Curta?

O conteúdo foi útil pra você? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br