INTERNET DAS COISAS EM EMPRESAS FAMILIARES - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

INTERNET DAS COISAS EM EMPRESAS FAMILIARES

Que a internet é um mundo maravilhoso Que Conecta todos a todos e oferece Uma Diversidade de Benefícios Que Até então Não era Possível, Isso Já sabemos, mas o Que É então das Internet Coisas “?

A Internet das coisas, resumindo é sobre como estender o poder da Internet para além dos computadores e smartphones a toda uma gama de outras coisas, processos e ambientes. Essas coisas “conectadas” são utilizadas para reunir informações, enviar informações de volta, ou ambos.

Na Internet das coisas, todos os elementos que estão sendo conectados à internet podem ser classificadas em três categorias:

Coisas que coletam informações e enviá-lo. Isto significa sensores. Sensores poderia ser sensores de temperatura, sensores de movimento, sensores de umidade, sensores de qualidade do ar, sensores de luz.

Coisas que recebem informações e, em seguida, agem sobre ela. A impressora recebe um documento e imprime-o. Seu carro recebe um sinal de suas chaves do carro e as portas abertas.

Coisas que fazem ambas. Os sensores podem coletar informações sobre a umidade do solo para dizer o agricultor quanto para regar as culturas, mas você realmente não precisa do agricultor. Em vez disso, o sistema de irrigação pode ligar automaticamente, conforme necessário, com base na quantidade de umidade é no solo.

Joel Davis, co-fundador da plataforma de anúncios tecnologia AI-driven Powerfull, diz que os líderes de negócios de empresas familiares têm algumas opções: florescer ou ficar parado.

Empresas com a “mentalidade de ficar no mesmo modelo de negócios” são inevitavelmente propensos a interrupção, diz ele.

Dessa maneira pode se criar  novas oportunidades. Pense em informações em tempo real em sistemas de missão crítica: a Internet das coisas permite que as empresas capturem mais dados sobre processos e produtos mais rapidamente e melhorar radicalmente a agilidade mercado.

“Só automatizar algo não é bom o suficiente, se você não está realmente indo para agir sobre essa informação e se tornar mais pró-ativa.”

Abaixo estão descritas algumas das oportunidades para empresas advindas da internet das coisas.

5 áreas de uma empresa familiar que podem ser alavancadas pela Internet das coisas
Logística e Cadeias de fornecimento A internet das coisas equipadas com a tecnologia de “blockchain” (um caminho seguro para verificar transações) pode levar a cadeia de suprimentos criar validação em tempo real de pontos de despacho e aproveitar os espaços em veículos e rotas.
Manufatura Com a automação isso pode reduzir custos de entrada e de saída. Ganhando assim eficiência.
Energia Permite acompanhar o consumo de energia, tempo, temperatura dos fluidos, horas das maquinas e a programação das manutenções. Além disso é possível comparar o projeto atual com outros.
Seguros A empresas de seguros podem analisar nível de risco individuais e levando assim alguns prêmios.
Saúde É possível monitorar pacientes através da Internet das coisas, como por exemplo: medição de temperatura, pressão, nível de glicose, e outros.
Contabilidade Através de aplicativos pode-se monitorar os custos de produção e a definição fiscal para um melhor planejamento tributário

 

Novas oportunidades de negócios

A Internet das coisas não apenas oferecem uma maior eficiência, mas também abre as portas para muitas novas oportunidades de negócio e fluxos de receita que os empresários podem fazer uso. Ele tem o potencial para mudar a forma como as empresas e os consumidores se aproximar do mundo.

Mais eficientes, operações em tempo real

Ser capaz de se conectar com mais dispositivos para a Internet permitirá às empresas uma maior inteligência e da capacidade de reforçar a eficiência e a eficácia de suas operações. Muitas pequenas empresas provavelmente irão atualizar seus equipamentos nos próximos anos e instalar máquinas e dispositivos que podem ser conectados à internet “inteligentes”.

Funcionamento eficiente

Como o preço de dispositivos estão caindo e se tornando mais acessíveis, é provável que a maioria das empresas acabarão por ser integrar a Internet das coisas. Estas enormes quantidades de dados estão levando ao uso crescente das nuvens, tornando a Internet das coisas mais acessível para as pequenas empresas. Como resultado, a oportunidade está em fazer isso mais eficiente.

No futuro, isso poderia significar o potencial para usar a informação que é gerada por máquinas para melhorar o atendimento, por exemplo. Outras indústrias que também irão beneficiar incluem cuidados de saúde, varejo e transporte.

O que temos que ter em mente é que a visão “mundo conectado” não é mais um sonho, e isso já está acontecendo. Nos próximos anos, vamos vê-lo tornar-se parte de nossas vidas, seja através de casas inteligentes, empresas inteligentes, chão de fábrica inteligente, entrega inteligente, escritório inteligente, carros inteligentes ou de saúde inteligente. É claro que a Internet das coisas vai perturbar a maioria das empresas, e você terá que demonstrar que está pensando, gerenciando e para se certificar que você está mantendo o seu negócio até a velocidade.

Gostou do texto? Curta!

O Conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br