FACILITIES MANAGEMENT: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES AGROINDUSTRIAIS? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

FACILITIES MANAGEMENT: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES AGROINDUSTRIAIS?

​Atualmente nas organizações agroindustriais muito se fala sobre a necessidade de ter equipes alinhadas, produtivas e em alta performance. Entretanto, poucos pensam como seria complicado atingir esses objetivos se as pessoas tivessem que trabalhar em um ambiente sujo, desorganizado, sem iluminação, recursos ou materiais necessários. É nesse contexto que observamos o rápido desenvolvimento da área de Facilities Management (FM) nas organizações do setor.

​O FM é uma área relativamente nova. Nasceu nos Estados Unidos no final de 1970 quando as organizações identificaram a terceirização de serviços como meio para a redução de custos e melhoria da eficiência industrial. Até então conhecida como área de serviços gerais, vem ganhando espaço no setor agro e se tornando cada vez mais uma área estratégica para o aumento da eficiência e redução de custo organizacionais.

​Cuidar da infraestrutura e garantir o funcionamento adequado de todas as atividades do ambiente corporativo são tarefas cruciais e determinantes para o bom desempenho da organização. As atividades de FM estão ligadas a coordenação de serviços e funções necessárias para manutenção, infraestrutura, segurança, conforto e higiene para o ambiente de trabalho. Contribuindo para o melhor desempenho geral dos funcionários. Resumindo, uma gestão ampla e integrada onde uma única área é responsável por uma gama de atividades de apoio.

​O gerenciamento em conjunto das atividades de apoio levam à melhoria dos processos, propiciando facilidades que tornam as unidades mais produtivas. O escopo das atividades variam entre as organizações do setor, mas existe um amplo consenso nas atividades de: layout predial, construção/manutenção predial, limpeza e conservação, segurança patrimonial, portaria/recepção, sinalizações, telefonia, serviços elétricos, alimentação (refeitório, copa, coffe break), gestão de frota, etc. Ou seja, área responsável por gerenciar a infraestrutura e garantir o funcionamento da organização.

​Logo, percebemos a natureza interdisciplinar da área de FM, que perpassa os processos e contribui para o melhor funcionamento de todas as áreas, proporcionando aos funcionários maior conforto e segurança para que possam concentrar seus esforços nas atividades fins, mantendo-os focados em produzir o que realmente gera valor para a empresa e não desviando a atenção para outras demandas. Uma gestão eficiente contribui para o sucesso da organização: aumentando a satisfação dos funcionários, diminuindo a ocorrência de falhas operacionais, desperdício de recursos e acidentes no ambiente de trabalho.

​Seguindo esses conceitos, o FM surge no setor agroindustrial como a combinação de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas da organização. Se tornou a área responsável pelas atividades de suporte e de infraestrutura, sendo, mais um elo na busca de vantagem competitiva perante o setor.

Gostou do texto? Curta!

O Conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br