A gestão de pessoas em empresas familiares: uma realidade possível? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

A gestão de pessoas em empresas familiares: uma realidade possível?

Freepik

As empresas familiares são caracterizadas como negócios gerenciados por uma família; em alguns casos, envolvendo várias gerações na gestão. As empresas familiares podem incluir diversos membros da família em papéis de gestão, diretoria ou acionistas.

Logo, nas empresas familiares o vínculo entre família e negócio demandará grande reciprocidade, a ser gerenciada de maneira harmoniosa nas relações interpessoais. Neste misto de relações, há 2 esferas: a organizacional, com questões comerciais, administrativas e negociais, demandando visão estratégica e profissionalismo; e a esfera humana, com questões de parentesco, de disputas de herdeiros, carregadas de sentimentos e emoções.

Conforme a empresa cresce e ganha destaque no mercado, a família acompanha o mesmo processo, busca profissionalização para se adequar às novas realidades. Neste contexto, a gestão de pessoas faz-se imprescindível e pode ser uma realidade possível! Como?

Eis um caminho a ser percorrido:

– Busca por bons profissionais: definir com clareza os perfis profissionais para a contratação de pessoas, alinhados com a estratégia da organização; usar as redes sociais como novas oportunidades para busca de profissionais; buscar competências técnicas, mas também competências sociais;

– Compensações interessantes: trabalhar um mix de recompensas financeiras e não financeiras para atender necessidades e expectativas de diferentes pessoas; gerenciar o alinhamento cultural entre valores organizacionais e propósitos profissionais pode impactar profundamente a satisfação das pessoas no trabalho.

– Desenvolvimento profissional e oportunidades de carreira: usar ferramentas como avaliação de desempenho e planejamento individual de carreira para guiar reflexões e iniciativas para desenvolvimento de competências; estar atento ao ambiente organizacional e ao delineamento de processos organizacionais para guiar oportunidade de carreira; compartilhar experiências e vivências como ferramenta para transferência de conhecimento e interações sociais.

Com certeza trilhar este caminho para implementação das práticas estratégicas de gestão de pessoas não vai ser fácil, mas ele depende de um passo inicial. Bora lá?

Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br