Você acredita que a mudança organizacional faça bem a sua empresa?

Já houve algum momento em que você pensou: “Porque mudar a maneira como administro a minha empresa, se está dando tudo certo até hoje? ”
Primeiro vamos compreender: “A mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, nos elementos organizacionais tais como: pessoas, trabalho, estrutura formal, cultura ou nas relações entre a organização e seu ambiente, que possam ter consequências relevantes, de forma positiva ou negativa, para a sustentabilidade e competitividade no mercado.”
No processo de construção da empresa, o empreendedor, na maioria das vezes, inicia a empresa com poucos funcionários, onde ele normalmente faz a atividade principal do negócio e os outros colaboradores realizam a parte administrativa/financeira, por exemplo. Há, também, uma relação interpessoal mais próxima com os funcionários.
Nessa jornada de consultoria nas empresas de gestão familiar, tenho observado pontos importantes que impactam diretamente na mudança do processo de gestão:
- Estabelecer um sentido de urgência entre os membros da organização: a dificuldade em fazer com que os indivíduos abandonem suas zonas de conforto costuma ser subestimada;
- Na ausência do apoio formalmente dos decisores: o processo de transformação pode facilmente se dissolver em confusões, incompatibilidades e desperdício de tempo com projetos que seguem uma direção errada ou nenhuma direção;
- As mudanças se consolidam quando passam a ser vistas pelos indivíduos como atividades rotineiras e incorporadas à cultura da organização: é importante mostrar às pessoas envolvidas como suas crenças e atitudes ajudaram a melhorar o novo desempenho.
E então porque mudar? Posso citar vários propósitos para a mudança: otimização de processos administrativos; mapeamento das atividades realizadas; comunicação efetiva entre setores e clientes; enquadramento e/ou aperfeiçoamento do quadro de funcionários; redução dos custos; agilidade na resolução de demandas; desenvolvimento da cultura da empresa com foco na sustentabilidade e crescimento no mercado; ambiente de oportunidade de carreira e engajamento dos colaboradores.
A transformação fundamental na empresa é o incremento de valores como inovação, produtividade e economia a serem disseminados pela organização. E a peça fundamental para isso ocorrer é a flexibilidade, adaptabilidade e resiliência dos seus decisores.
Um abraço forte e permitam-se mudar.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe!