Primogenitura X Sucessão - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Primogenitura X Sucessão

Desde a antiguidade o critério sucessório nas organizações: tribos, principados e reinos, etc, sempre foi o consanguíneo e favorecendo o primogênito. Este mecanismo sucessório, amplamente utilizado por milênios pelas sociedades humanas, trouxe alguns benéficos à medida que deu estabilidade no processo sucessório de liderança, evitando-se conflitos e possibilitando uma preparação desde tenra idade ao futuro líder.

Os gregos foram praticamente os primeiros a romper com este mecanismo, com a introdução dos princípios básicos de nossas democracias, com discussões e debates; mas, principalmente ampliando a consulta da opinião dos membros das organizações. A Igreja Católica com seus Sínodos, debatendo e discutindo, mesmo que a portas fechadas, rompeu historicamente com a tradição consanguínea, procurando eleger seus Papas pela competência.

As empresas familiares, em sua grande maioria, ainda mantêm os princípios básicos sucessórios, baseados na consanguinidade e primogenitura; o que traz para o processo sucessório destas empresas as vantagens deste sistema; com a estabilidade sucessória e possibilidade de preparação dos futuros líderes.

Um dos grandes equívocos e causador de vários problemas nas empresas familiares dá-se quando este primogênito, ungido a sucessor e futuro líder; não tem aptidão para esta importante missão e mesmo assim persiste em ocupar seu posto, não abrindo mão de sua posição recebida para outros dentro da família que possuem maior capacidade, determinação e vocação para liderar.

Algumas empresas conseguem de maneira muito competente garantir um processo sucessório eficiente, quando democratizam a sucessão com critérios subjetivos, mas que favorecem os mais competentes, capazes e comprometidos com o negócio e não necessariamente a primogenitura.

Ainda encontra-se com muita frequência empresas familiares que criam Conselhos Familiares e profissionalizam totalmente a gestão operacional da empresa, com um mecanismo muito importante de governança corporativa que consegue manter o foco familiar no negócio, mas com uma visão mais estratégica e delegando para profissionais as questões operacionais.

Infelizmente, não existe fórmula mágica para enfrentar o problema sucessório nas empresas familiares, entretanto, utilizar-se da primogenitura consanguínea pode ser um grave equívoco, pois existem mecanismos mais eficazes de gestão que precisam ser utilizados para garantir a eficiência e continuidade destas empresas.

 

Gostou do texto? Curta

O conteúdo foi útil? Compartilhe

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br