Você sabe o que o seu consumidor quer? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Você sabe o que o seu consumidor quer?

Muitas pessoas, em busca de realizarem o seu sonho de empreender, desenvolvem vários tipos de planejamento. Montam planos de negócio, se imaginam “tocando” um negócio que tem “tudo a ver” com o que são….

… mas se esquecem de um “detalhe”: será que o consumidor quer, mesmo, aquilo que você tem a oferecer?

Será que o mercado já não está adequadamente atendido pelas demais empresas existentes?

Será que você tem mesmo algo diferencial, que o cliente valorize e esteja disposto a comprar?

Pois é. O sucesso de um empreendimento não tem, na verdade, relação direta com se fazer “o que se gosta”, mas sim se associar este fator a um planejamento cuidadoso. Dentro deste planejamento (tópico do próximo post), inclui-se a investigação de seu público-alvo.

Quem é este público-alvo?M

Um público-alvo trata do conjunto de pessoas que estão mais propensos a consumir seus produtos e serviços. Por exemplo, um parque de diversões está mais propenso a atrair famílias com crianças de até 12 anos do que a atrair adultos de 25 anos, sem filhos.

A noção de se entender quem é o seu público-alvo é crucial, para que você possa definir as melhores estratégias para se atender a este público. Por exemplo, ao se divulgar este parque, seria melhor o divulgar em locais frequentados por crianças em idade escolar (como, por exemplo, escolas) ou em meios de comunicação comumente vistos por crianças dessa faixa etária (por exemplo, na televisão regional, durante a tarde). Este foco ajuda o empreendedor a não desperdiçar dinheiro, adotando medidas que não venham a trazer o seu público-alvo.

Para se definir de forma mais precisa quem é o público-alvo e seus gostos, é crucial, antes de se desenvolver um planejamento mais detalhado (como o plano de negócio), se desenvolver uma pesquisa de mercado.

Uma pesquisa de mercado é uma das diversas formas pelas quais uma empresa obtém informações sobre o seu público-alvo. Em linhas gerais, usando uma pesquisa de mercado, o empreendedor abandona o achismo, perguntando diretamente ao seu consumidor qual a sua opinião sobre o produto, sem intermediários.

Existem diversos motivos pelos quais uma pesquisa de mercado pode ser elaborada, tais como:

  • Conhecer melhor o consumidor
  • Definir público-alvo
  • Desenho do marketing persona
  • Estabelecer padrão de preços
  • Identificar concorrentes
  • Teste de novos produtos
  • Estratégia de lançamento de novos produtos
  • Modo de utilização preferencial
  • Abertura de novas unidades
  • Identificação de baixo movimento
    28

Agora… para cada diferente objetivo, existem diferentes técnicas de pesquisa. Por exemplo:

 

  • Survey (questionário)
  • Observacional
  • Entrevista com grupo foco
  • Entrevista em profundidade
  • Teste cego
  • Experimentação
  • Consulta a especialistas (fornecedores, consultores, parceiros comerciais)
  • Teste de percepção/ receptividade

 

Dá trabalho fazer pesquisa? Sim, E COMO!

Porém, sem a pesquisa… o empreendedor se torna refém das próprias percepções, que podem não estar corretas.

Dá trabalho… mas vale a pena pesquisar, para entender melhor a real necessidade de seu consumidor!

Logo, #ficaadica: sem pesquisar, não se sabe se realmente o produto/serviço desenvolvido terá mercado. Se realmente terá diferenciais ante a concorrência. Enfim, se terá sucesso.

Então, vamos pesquisar?

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br