O que é e para que serve o Balanced Scorecard (BSC)? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

O que é e para que serve o Balanced Scorecard (BSC)?

O Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, foi criado em 1992, por Robert Kaplan e David Norton, professores e pesquisadores da Harvard Business School, motivado pela crença de que os métodos existentes de avaliação do desempenho empresarial fundamentados essencialmente em indicadores contábeis e financeiros prejudicavam a capacidade das empresas de criar valor econômico.

Foi desenhado para ser um sistema de medição de desempenho capaz de proporcionar aos gestores uma visão mais ampla da performance da organização, a partir de um conjunto equilibrado de medidas de desempenho composto por indicadores financeiros e não financeiros.

Desde então, o BSC vem sendo difundido por seus criadores como um sistema de gestão estratégica do desempenho, capaz de comunicar e alinhar a estratégia, por toda a empresa,  utilizando um conjunto balanceado de medidas de desempenho financeiras e não-financeiras, ligadas por relações de causa-e-efeito e agrupadas em quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos de negócio e aprendizagem/crescimento.

De acordo com Kaplan e Norton, os objetivos e medidas de desempenho da perspectiva financeira devem ser os primeiros a serem definidos, sendo derivados diretamente da estratégia. Além disso, eles também servem como as metas finais para os objetivos e medidas de desempenho todas as outras perspectivas. As medidas de desempenho dessa perspectiva são tipicamente relacionadas à rentabilidade, destacando-se entre elas: receita operacional, retorno sobre o capital empregado, valor econômico adicionado etc.

Na perspectiva do cliente estão os objetivos e indicadores relacionados à satisfação e entrega de valor para os clientes. As principais medidas de desempenho aos segmentos-alvo são a satisfação do cliente, retenção do cliente, conquista de novos clientes, rentabilidade por cliente, etc. As medidas de desempenho para concentrar os esforços para entregar valor para o cliente em cada segmento de mercado que a empresa compete ou pretende competir podem ser agrupadas em sugerem três classes: atributos do produto e/ou serviço, destacando; relacionamento com o cliente; e  imagem e reputação da marca.

A perspectiva dos processos internos de negócio contém objetivos e medidas relacionados às atividade-fim da empresa, bem como referente à capacidade de inovação da organização. Os objetivos e as medidas de desempenho da perspectiva de aprendizagem e crescimento procuram identificar as melhorias referentes ao capital intelectual da organização.

O BSC é muito bem aceito pelo mercado empresarial em função dos seguintes motivos:

a) primeiramente, o modelo parte da perspectiva financeira, que é a “linguagem entendida” pelos executivos e acionistas;

b) em segundo lugar, o fornecimento de informações sobre o desempenho da empresa sob perspectivas diferentes  traz à tona a discussão sobre como alta administração vem, estrategicamente, utilizando seus recursos e direcionando seus esforços para o alcance dos resultados capazes de gerar e/ou manter as suas vantagens competitivas;

c) em terceiro lugar,  a concentração em um pequeno número de medidas de desempenho, permite à direção da empresa ter maior foco e melhor comunicação das prioridades da organização para os gerentes, funcionários e investidores.

Essas características fizeram com que o BSC se tornasse o sistema de medição de desempenho mais utilizado na atualidade.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br