Qual a importância da gestão de pessoas na formação das competências essenciais de uma organização? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Qual a importância da gestão de pessoas na formação das competências essenciais de uma organização?

Atualmente a criação de uma vantagem competitiva sustentável é pautada pela capacidade da organização em identificar, explorar e cultivar suas competências essenciais.

Para ser essencial, uma competência deve ser capaz de dar à empresa significativa capacidade de diferenciação em relação aos concorrentes, oferecer benefícios valorizados pelos clientes, ser difícil de imitar e prover acesso a uma variedade de mercados.

As competências essenciais dirigem o aprendizado coletivo da organização, indo muito além da definição do portfólio de negócios: elas envolvem a capacidade inovação e de coordenação de diversas habilidades de produção; abrangem a integração das capacidade de comercialização e distribuição da empresa, bem como a capacidade de absorção tecnológica.

A construção de uma competência essencial começa com o estabelecimento da visão de futuro da organização, permeia a definição das estratégias da empresa e termina com o desenho de uma arquitetura organizacional que possibilite a correta priorização de alocação de recursos, o fortalecimento da cultura da empresa, o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de mudança da organização.

Dentro desse contexto, a gestão de pessoas ganha destaque, pois por meio dela a empresa consegue construir as capacidades críticas organizacionais, reforçar a satisfação do empregado e melhorar a satisfação dos clientes e acionistas; aspectos esses fundamentais para a construção das competências essenciais.

As práticas de gestão de pessoas devem ser definidas como direcionadores-chave na construção das capacidades organizacionais, enfatizando o desenvolvimento do empregado, o engajamento do funcionário e a satisfação do trabalhador.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br