Qual a importância da gestão de pessoas na formação das competências essenciais de uma organização?

Atualmente a criação de uma vantagem competitiva sustentável é pautada pela capacidade da organização em identificar, explorar e cultivar suas competências essenciais.
Para ser essencial, uma competência deve ser capaz de dar à empresa significativa capacidade de diferenciação em relação aos concorrentes, oferecer benefícios valorizados pelos clientes, ser difícil de imitar e prover acesso a uma variedade de mercados.
As competências essenciais dirigem o aprendizado coletivo da organização, indo muito além da definição do portfólio de negócios: elas envolvem a capacidade inovação e de coordenação de diversas habilidades de produção; abrangem a integração das capacidade de comercialização e distribuição da empresa, bem como a capacidade de absorção tecnológica.
A construção de uma competência essencial começa com o estabelecimento da visão de futuro da organização, permeia a definição das estratégias da empresa e termina com o desenho de uma arquitetura organizacional que possibilite a correta priorização de alocação de recursos, o fortalecimento da cultura da empresa, o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de mudança da organização.
Dentro desse contexto, a gestão de pessoas ganha destaque, pois por meio dela a empresa consegue construir as capacidades críticas organizacionais, reforçar a satisfação do empregado e melhorar a satisfação dos clientes e acionistas; aspectos esses fundamentais para a construção das competências essenciais.
As práticas de gestão de pessoas devem ser definidas como direcionadores-chave na construção das capacidades organizacionais, enfatizando o desenvolvimento do empregado, o engajamento do funcionário e a satisfação do trabalhador.
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