Descubra como o perfil comportamental ajuda a comunicação - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Descubra como o perfil comportamental ajuda a comunicação

Comunicação é um ponto extremamente importante nas inter-relações. E quando falamos de empresas familiares, pela minha experiência, o desafio se demonstra ainda maior, pois neste ambiente há uma mistura de sentimentos, sensações, a história de cada membro da família, carregada de seus valores e padrões individuais. Percebo que o nível das expectativas geradas em relação ao outro, acaba sendo mais elevado, afinal, há a certeza de que se conhecem uma vida, não é mesmo? Então sabem como lidar um com o outro, conhecem cada movimento, paira no ar uma certeza absoluta. Será? Só que não!

No processo empresarial, se faz necessário uma forma assertiva de comunicação, com respeito, com foco, empatia, todos precisam estar na mesma direção, no mesmo barco e conscientes de que, se trabalharem juntos, terão êxito. Entretanto, se cada um se colocar em papel de vantagem sobre o outro não se respeitando, achando que sua posição é que está correta, desculpe dizer, mas seu negócio está fadado a não prosperar, principalmente neste mundo de tantas mudanças.

Para ajudar neste processo de assertividade, o autoconhecimento tem se tornado cada vez mais procurado nas empresas familiares com o objetivo de ajudar na criação da sinergia e engajamento nos resultados.

Gostaria de compartilhar um pouco sobre a ferramenta DISC-Profiler, que é científica com 98% de assertividade. É um assessment (um teste) para trazer a consciência sobre o Perfil Comportamental das pessoas.

Tenho utilizado nos clientes e os resultados têm sido um divisor de águas.

O teste traça 4 perfis: Executor, Comunicador, Planejador e Analista

Todos nós temos os 4 perfis, o que diferencia é a intensidade de cada um, destacando-se o que é mais forte e o que é preciso colocar uma lupa de atenção. Saber dos pontos fortes ajuda cada membro da família e seus colaboradores a estar no lugar certo e assim trazer o seu melhor potencial e habilidade para os negócios e suas inter-relações, e por fim gerar os melhores resultados. Existe o perfil mais forte para a posição de liderança, outro para ajudar no suporte, ou seja, ganha quando todos trabalham em equipe. Vamos conhecer um pouco de cada um?

Abaixo deixo algumas informações sobre cada um dos perfis:

  • Executor: Sua ênfase está em superar obstáculos e alcançar resultados.

Importante: Fazer rápido.

Foco: Resultado.

Pontos de Atenção: Como seu foco é no resultado, este perfil tende a ter a comunicação áspera, considerada até grosseira na forma de falar.

  • Comunicador: Sua ênfase está em influenciar e agregar pessoas.

Importante: Fazer diferente.

Foco: Nas relações interpessoais e convívio social.

Pontos de Atenção: Como seu foco são as pessoas, pode perder o foco facilmente.

  • Planejador: Sua ênfase está em cooperar com o outro.

Importante: Fazer junto.

Foco: Organização, estrutura do processo. Começo, meio e fim

Pontos de Atenção: Pode ser considerado chato pela mania de organização excessiva, o que pode também resultar em dificuldade de tomada de decisão e inflexibilidade.

  • Analista: Sua ênfase está em desenvolver tarefas com precisão e qualidade nos detalhes.

Importante: Fazer certo.

Foco: Detalhes, análise profunda as informações.

Ponto de Atenção: Dificuldade de tomar decisões por achar que não tem todos os detalhes necessários.

Conseguiu identificar os perfis nos membros em sua empresa? Arrisca um palpite? O importante é saber que todos os 4 perfis são necessários, não tendo bom ou ruim. Mas quando se reconhecem e passam a se respeitar, a comunicação se torna assertiva os resultados são exponenciais.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br