Ano Novo: Como a empresa familiar pode se preparar para ele? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Ano Novo: Como a empresa familiar pode se preparar para ele?

A chegada de um novo ano é um momento propício para realizar uma análise sobre os momentos vividos por uma pessoa durante o ano anterior e para definir objetivos para o ano que se inicia. É muito comum ver pessoas traçando objetivos, tais como: começar um novo projeto, iniciar um novo estudo, encontrar um novo trabalho, fazer mais exercícios, entre outros.

Para uma empresa, o momento também é ideal para analisar como ela está e definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Muitas vezes, os (as) empresários (as) familiares não conseguem traçar esses objetivos e a organização pode sair dos trilhos no decorrer do ano. O que fazer para melhorar a empresa familiar em 2.020? A seguir, seguem cinco dicas para ajudá-los (as):

  1. Faça uma análise do que foi bom no ano anterior e dos problemas que ocorreram para evitá-los.

Saber refletir sobre os acertos e os erros não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária para a empresa familiar. É impossível prever todos os problemas que uma empresa terá durante o ano, mas muitos deles podem ser evitados com base em experiências anteriores. Um exemplo disso é se sua empresa é fornecedora de um material específico e sofreu com a falta de estoque, devido ao aumento de pedidos durante determinado mês, pode ser que o mesmo venha a ocorrer neste ano. Para tentar evitá-lo, pode-se realizar um estudo mercadológico vendo a probabilidade da sazonalidade daquele produto em determinadas épocas do ano; entrar em contato com os clientes para fechar as vendas antecipadamente, incluindo aqueles em que houve atendimento parcial ou que deixou de ser atendido no ano anterior; estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis para a entrega da matéria prima com rapidez; entre outros.

  1. Realize uma análise financeira do ano anterior e uma projeção para o novo ano

Caso não tenha uma data específica para realizar o balanço financeiro do ano anterior, aproveite o início do ano para realizá-lo. Com esta análise, será possível verificar se o saldo da empresa é positivo, qual a necessidade de capital de giro para a empresa manter-se durante o ano, qual o lucro ou prejuízo apurado, se será necessário realizar empréstimos para quitar dívidas, se o lucro será reinvestido na organização, entre outras informações. A análise financeira é importante para que o(a) empresário(a) conheça a saúde financeira da empresa e saiba definir estratégias para melhorá-la.

  1. Defina os objetivos a serem alcançados durante o ano

Por mais que objetivos da empresa possam já ser conhecidos pelos membros da família desde sua fundação, com a chegada do novo ano é importante revê-los e modificá-los, se necessário, para definir o caminho a seguir. Tornar os objetivos conhecido por todos os membros da empresa é imprescindível para que a empresa possa alcançá-los. Muitas vezes esses objetivos ficam restritos somente à alta gerência da empresa ou exclusivamente entre os membros da família, fazendo com que nem todas as pessoas sigam o mesmo caminho dentro da organização, gerando impacto muitas vezes negativo nos resultados esperados.

  1. Melhore as estratégias de marketing adotadas pela empresa

Uma das formas para maximizar as riquezas da empresa é vendendo mais. Para que a empresa possa crescer e conquistar novos mercados ou se expandir no segmento de mercado já atuante, é preciso torná-la mais conhecida. Em uma época onde a tecnologia é dominante, estratégias de marketing digital em Redes Sociais podem ser ideais para dar mais visibilidade à empresa. O ato de somente criar uma página nas redes sociais não garante que sua empresa seja conhecida. É preciso ter estratégias definidas, principalmente quanto ao desenvolvimento de conteúdo para gerar uma familiaridade dos potenciais consumidores/clientes com a marca.

  1. Realize capacitações constantemente

O conhecimento é a chave para promover mudanças em qualquer ambiente. A realização de capacitações e orientações ajudam os membros da empresa familiar a verificarem possíveis problemas e a encontrarem as soluções para eles. Muitas vezes, são graças aos conhecimentos adquiridos que as empresas familiares conseguem passar por momentos de dificuldade. Materiais produzidos sobre diversos assuntos pelo Cepecaf são um grande apoio às empresas familiares e podem ajudar durante este processo.

Ainda que as dicas acima sejam para grande parte das empresas familiares, cabe ressaltar que cada organização familiar tem sua particularidade. Portanto, adapte os conselhos ao contexto da sua empresa e trace os objetivos para este novo ano que se inicia. Que este ano seja repleto de bons negócios e grandes realizações para sua empresa.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br