Barreiras nas Empresas Familiares e seu Futuro

É muito comum ouvir dizer que empreender é desafiador, mas em empresas familiares além de ser desafiador, é comum encontrar barreiras que afetem o desenvolvimento da empresa, no qual é de grande valia que sejam quebradas para o bom desenvolvimento e desempenho do negócio.
Ao longo dos anos, realizei alguns estudos e conversei com diversas pessoas que trabalhavam em empresas familiares e pude perceber que as barreiras eram comuns em negócios familiares, principalmente quanto à sucessão.
Quanto a essa barreira, pude vivenciá-la ao tentar assumir a posição de Manager na empresa de minha família, porém sem sucesso inicialmente. A frustração pesou bastante, porém o que me confortou foi que amigos de sala do curso de Administração na época também vivenciaram o mesmo problema em suas empresas. Para conseguir a posição, precisei me preparar para superar as barreiras para poder assumi-la.
Como podemos mitigar essas barreiras e quebrá-las?
Não é uma tarefa fácil. É preciso paciência, comunicação, persistência e dedicação para sua realização. A conversa, em minha opinião, é um fator de grande valia para a quebra de tais barreiras de forma pacífica. Entretanto, é necessário mostrar resultado e principalmente provar que você é capaz de assumir a posição desejada.
Partindo desta premissa, o futuro das empresas familiares precisará estar muito bem alinhado, organizado e principalmente estruturado, para manter a empresa “viva”, pois estamos em constantes mudanças econômicas e tecnológicas. De acordo com estudos que venho realizando, uma ferramenta que pode ajudar a empresa e principalmente o processo sucessório é a Governança Corporativa, que ajudará a traçar uma direção que a empresa deverá tomar, como separar muito bem o que cada membro irá executar sem a invasão de espaço e principalmente no processo de sucessão, no qual os controles internos da empresa serão distribuídos de forma orgânica dentro da empresa, auxiliando em uma melhor gestão.
Acredito que a Governança Corporativa será bem comum nas empresas familiares no futuro, pois seus benefícios são bem positivos, apesar de ser um processo complexo e utilizado por empresas de grande porte, acredito que possa perfeitamente ser usado em empresas de médio e pequeno porte.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.