Conflitos Familiares – O vilão das falências nas empresas familiares - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Conflitos Familiares – O vilão das falências nas empresas familiares

De acordo com dados do Sebrae, no Brasil, 90% das empresas são consideradas familiares. Entende-se como empresa familiar aquela em que há parentes (pai, mãe, avô, avó, filho/a, sobrinho/a, neto/a, cunhado/a), entre os sócios e/ou empregados/colaboradores (com ou sem carteira).

Agora a informação mais surpreendente é que 65% das falências de empresas familiares são decorrentes de conflitos entre os membros da família e não por problemas com a concorrência do mercado.

Os principais conflitos na empresa ocorre quando se tem confusão de papéis dos membros da família ou da empresa, ou seja: quando as relações profissionais se confundem com as relações de parentesco ou o patrimônio da empresa se mistura com o patrimônio familiar.

Nos dias atuais as relações familiares são mais democráticas, diferentemente da rigidez que ocorria no passado, onde a figura do pai era autoridade máxima. Porém, essa liberdade não pode ser levada para dentro das empresas, ou seja: independente do grau de parentesco, os cargos e suas respectivas atribuições tem que estar bem claros para todos os membros da família e funcionários.

Outro fator importante é saber diferenciar os que são problemas da casa e os que são problemas da empresa. Muitas vezes, os conflitos que ocorrem em casa são transportados para dentro da empresa ocasionando muitos transtornos no dia-dia dos negócios.

Uma ferramenta poderosa que pode ajudar muito na busca da solução desses conflitos é a Mediação.

O processo de mediação pode contribuir muito para o restabelecimento da relação harmoniosa dentro da empresa.

A Mediação é um dos métodos adequados de solução dos conflitos e consiste num processo, conduzido por um terceiro, chamado Mediador, totalmente neutro, onde as partes são os protagonistas e os reais decisores.

Essa ferramenta auxilia para eliminar os ruídos que estão ocorrendo na comunicação, restabelecer a relação entre as pessoas, que foi rompida por diversos fatores, como por exemplo: orgulho, raiva, vergonha, mágoa, dentre outros e essa dificuldade na comunicação só aumenta as probabilidades de conflitos nas empresas.

Para tanto, o mediador deverá se utilizar de técnicas profissionais que o auxiliarão a interpretar os reais interesses de cada membro da família e as necessidades da empresa, para que juntos construam soluções viáveis para a continuidade do sucesso do  negócio.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br