Você é do time do “deixa a vida me levar”? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Você é do time do “deixa a vida me levar”?

A cada 100 empresas familiares, apenas 13 chegam à terceira geração, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de La Empresa Familiar de Barcelona, na Espanha. Vários são os motivos apontados para este fato, dentre eles a ausência de objetivos comuns, pouca harmonia familiar, maturidade do negócio e situação financeira.

Uma segunda pesquisa de relevância, realizada pela PwC com 2802 líderes executivos de empresas familiares em 50 países incluindo o Brasil entre maio e agosto de 2016, revela que das empresas brasileiras, apenas 19% tem um Plano de Sucessão Estruturado (cerca de 15% no mundo), ou um Plano de Continuidade, como prefiro chamar.

A ausência deste Planejamento, tanto da família quanto do negócio, é uma receita certa para contribuir com o desastroso número de apenas 13% de sobreviventes ao longo de apenas 3 gerações e míseros 3% passam para a quarta geração. Com este insucesso, enterram-se sonhos, projetos de empreendedores arrojados, legados sociais e financeiros e, principalmente, jovens potenciais.

Às vezes, vender o negócio é uma escolha consciente e um sinal de sucesso. Da mesma forma, não sobreviver à transição da liderança, que é o que realmente diz respeito à Sucessão Familiar, indica que a Família falhou na realização das suas ambições e sonhos de longo prazo.

O Modelo dos 3 Círculos – Família, Propriedade e Gestão – desenvolvido pelo professor John Davis da Universidade de Harvard, organiza a coexistência e a interdependência às quais as empresas familiares existem. A partir desta compreensão, é possível tomar ações na direção da construção de um futuro que possa encontrar uma maneira de conciliar questões pessoais e profissionais, individuais e coletivas – O equilíbrio entre o bolso, o coração e o poder.

O Planejamento da Família é o ponto de partida para a busca de respostas à perguntas que ajudarão a aumentar as chances dos negócios ultrapassarem gerações e as famílias se manterem coesas.

Perguntas como:

  • A família compartilha uma visão de futuro, possui objetivos comuns?
  • É de claro entendimento quem será(ão) o (os) donos dos ativos e/ou negócios no futuro?
  • A família tem determinado como as decisões serão tomadas pelos futuros donos?

Estas e várias outras indagações requerem reflexão para desenvolver um bom plano de ação.

Planejamento, Comunicação e Governança, além de um robusto conjunto de combinados, são itens imprescindíveis para a prioridade de todos aqueles que fazem parte de uma empresa familiar. A Governança auxilia na melhor definição de papéis, regras e processos. Seus pilares (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade empresarial) sustentam a necessária profissionalização dos negócios familiares.

Você e sua família tem pensado sobre isto? Atenção para não cair na estratégia “não fazer nada” ou como é chamada por alguns na linguagem popular, a estratégia Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar”. Planejando com antecedência, suas chances de estar fora da estatística acima aumentam e muito.

Já pensou sobre isto?

Para herdar tem que se preparar.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br