Conversas ao Pé do Fogo - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Conversas ao Pé do Fogo

O “Fogo” utilizado, dentre outras coisas, para cozinhar e esquentar, foi o elemento aglutinador das interações em forma de círculo, na história da humanidade. Segundo Carl Gustav Jung, o círculo faz parte do inconsciente coletivo, experienciado por diversas culturas em diferentes partes do mundo, em diferentes épocas.

A “Conversa Circular” é um importante instrumento que permite interações mais profundas em empresas, escolas, universidades, reuniões de grupos de interesse e reuniões comunitárias. Quando conduzidas de forma inclusiva e cuidadosa, permitem um alto grau de entendimento entre os participantes e, portanto, incentiva a confiança e a criatividade do grupo.

Christina Baldwin, em seu livro – Calling the Circle: The First and Future Culture, nos ensina uma metodologia de respeito à espiritualidade inerente ao ser humano, através do diálogo em círculo.

Algumas regras são simples, como escutar com atenção e falar com intenção, que se traduz em escutar o que o outro fala ao invés de preparar uma resposta pronta.

Quando falar, deve-se dar aprofundamento ao assunto que está circulando, ter a sensibilidade para saber quando ele já se esgotou e então seguir em outra direção.

É importante escolher um “guardião” do círculo, que estando de fora, intervém para manter as regras estáveis. Com o tempo, os participantes do círculo vão se habituando com este método e o papel do guardião torna-se dispensável.

Cada reunião do círculo deve ter um propósito, um assunto, uma preocupação do grupo ou de um de seus membros. Este propósito é trazido a cada reunião por uma pessoa diferente, que ao colocar sua fala, deposita no centro do círculo um objeto que traz uma imagem de conexão do grupo ao assunto abordado. O centro funciona como um eixo de roda de bicicleta, mantendo unida a borda, de forma coesa.

Com novas roupagens, com novos propósitos, com novas imagens, continuamos a praticar as “conversas ao pé do fogo” de nossos ancestrais, o que evoluiu foi talvez a consciência de quem nós éramos e o que nos tornamos.

Em empresas familiares, saber o momento certo para escutar e para falar é muito importante.  Abordar um problema e resolvê-lo com a equipe é primordial para o sucesso da empresa. Muitas vezes deixar de trazer assuntos relevantes para o “centro” do grupo, faz com que a união entre a equipe se dissolva. Nestes momentos, a ajuda de profissionais capacitados pode facilitar o desenvolvimento da comunicação na equipe e fortalecê-la novamente.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br