Empresa familiar: quem deve ser o escolhido para cuidar do dinheiro? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Empresa familiar: quem deve ser o escolhido para cuidar do dinheiro?

O escolhido. Faz parecer que o responsável pela gestão financeira de uma empresa familiar é um messias, ou um personagem saído de um filme com temática apocalíptica. Não é pra tudo isso, mas que a pessoa certa no controle das finanças de uma empresa (e em especial as empresas familiares) é garantia de proximidade de sucesso, isso é inegável.

O escolhido precisa ter algumas competências prévias, e aí imagine-se um processo de seleção como em outra empresa qualquer. Bons recrutadores facilmente detectam aqui que para estar no cargo de gestor financeiro o mínimo de conhecimento no assunto é requerido.

Passado o crivo da seleção, é de se destacar quais são suas principais atribuições, e aqui mora o cerne do trabalho do guardião do dinheiro da empresa da família. Enumerar-se-ão as principais tarefas e suas razões:

  1. Rigor na anotação das entradas e saídas: esquecer de anotar nas planilhas de controle qualquer lançamento que seja pode camuflar resultados ruins ou maximizar resultados bons; sem contar que anotações precisas dão credibilidade ao escolhido.
  2. Apresentação mensal das informações: a transparência é fator crucial para que os familiares vejam qual foi o resultado do período (e saibam se o negócio está lucrativo e rentável ou não), onde estão alocados os recursos (onde está o dinheiro), e principalmente onde foi gasto cada centavo da empresa.
  3. Política bem definida do lucro líquido: o grande pulo do gato é definir em ata o que se fará com o lucro da empresa, de modo a evitar distribuir todo dinheiro aos sócios. É orientado que o lucro líquido tenha três destinações, a combinar suas frações: reinvestimento, reserva de emergência e por fim distribuição aos sócios.
  4. Controle rigoroso do pró-labore definido: uma vez definido o pró-labore, o gestor financeiro tem o poder e o dever de falar “não” toda vez que um familiar solicitar um adicional para pagar uma conta particular extraordinária. Se assim o fizer, todos se verão no direito de pleitear dividendos extras.
  5. Contas bancárias separadas: reforçando o item anterior, a empresa e seus donos não podem ter movimentações dentro da mesma conta bancária. O nome técnico disso é confusão patrimonial, e o nome não técnico disso é bagunça total.

Pode parecer um tanto quanto rigoroso demais, mas as práticas sugeridas nesse roteiro, uma vez incorporadas à cultura da empresa, ajudam a manter a ordem e a disciplina no trato com o dinheiro. Tais práticas, inclusive, são essenciais ao olhar estratégico da empresa, com vistas às tomadas de decisões, que passam a ser muito mais assertivas.

O leitor mais exigente talvez pergunte: mas essas práticas imunizam a empresa familiar do fracasso?  Imunidade ao fracasso certamente não existe, mas a distância para o sucesso fica cada vez menor.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br