Aproveitem a quarentena, famílias empresárias! - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Aproveitem a quarentena, famílias empresárias!

Estamos experimentando situações nunca antes imaginadas ou vivenciadas aqui em nosso país em decorrência da pandemia do Coronavírus. Algumas medidas já decretadas pelas autoridades irão, pelo menos temporariamente, mudar o curso de nosso cotidiano, sem falar dos milhões de estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e industriais que igualmente serão afetados em menor ou maior escala pelo vírus que se alastra numa velocidade incrível globo afora.

Todos, homens, mulheres, acadêmicos, profissionais liberais, políticos, empresários e empreendedores estão em busca de respostas e soluções para a pandemia que se alastra. Resoluções concretas e efetivas ainda não existem. Estamos diante de um grande ponto de interrogação e a única e mais segura conclusão que temos é: Fiquem em casa! Não saiam! Evitem qualquer tipo de contaminação!

Existe um esforço coletivo buscando amenizar os longos dias que muitos cidadãos terão que passar trancafiados em seus lares. Matérias em revistas, entrevistas, reportagens televisivas entre outros dão dicas e sugestões do que fazer, como aproveitar o tempo seja trabalhando ou brincando. Outras matérias abordam por sua vez aspectos muito interessantes do que fazer consigo mesmo.

Desde o advento da Internet, a interconectividade passou a ser  o  modus operandi de boa parte da Humanidade. Precisamos estar continuamente expostos,  conectados uns aos outros  através de múltiplos aplicativos existentes, jogos, grupos de conversas, etc. Mas eu me pergunto:  e quando dedicamos  tempo a nós mesmos, à reflexão, a uma boa leitura, apreciação de  boa música ou fazer com que a memória reviva bons momentos do passado?

Muitas famílias empresárias já passavam, antes mesmo desta crise, por momentos  difíceis em suas relações. Vários fatores levaram as famílias a esta situação. Podemos destacar por exemplo:   pais que somente se dedicam ao trabalho ou ao seu negócio sem dar a devida atenção e aconchego a seus filhos.  Filhos que se isolam escondendo-se atrás de seus i-phones e  tablets. Os conflitos corriqueiros que existem entre pais  e filhos, aumentam muitas vezes nas  questões referentes à carreira e pressões psicológicas induzindo os  a seguir  os passos dos pais, acabam por  igualmente contribuir para que  os filhos se afastem mais  de seus pais. O que ainda une a assim chamada família empresária, é o seu negócio. Por quanto tempo ainda?

Aproveitar este momento para revisitar o seu modelo de convivência e repensar relações pode ser uma boa prática neste momento de clausura.  Talvez os dias de quarentena possam permitir que as pessoas  se envolvam em atividades conjuntas, deixando a empresa e seus negócios totalmente de lado. Assistir bons filmes e  debater  seu conteúdo pode ser muito bom para reconectar. Assistir a shows remotos ou bater papo sem uma pauta pode ser extremamente saudável. Discutir sobre questões sociais, políticas, etc. Importante é escolher um membro da família para coordenar todo este processo. Outra sugestão é a de aproveitar o tempo de quarentena para participar de uma imersão com uma consultoria para azeitar os relacionamentos. Em resumo, existem inúmeras possibilidades de se unir em torno de muitos assuntos que não tenham como foco central os  seus negócios, mas que buscam melhorar o relacionamento e a interação de sua principal equipe de trabalho: os sócios.

Que seja este o momento que pais e filhos possam se reencontrar, mudar e criar os laços necessários para se tornarem mais unidos, de verdade. Este movimento cria os alicerces necessários em prol de todos, pois a consanguinidade não é o suficiente para formar uma verdadeira família empresária mas boas e respeitosas relações o são.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br