Coronavírus! A família empresária precisa apertar o cinto? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Coronavírus! A família empresária precisa apertar o cinto?

O assunto fluxo de caixa talvez nunca foi tão discutido como nessas últimas oito semanas. De fato, a pandemia do coronavírus levou muitas empresas a situações bastante críticas, causadas pela falta de demanda por seus produtos ou serviços, comércio fechado, problemas de importação, entre outros. A sobrevivência é o foco e meta de todos, além de se possível manter o máximo de empregos e ressurgir com forças ao término dessa crise nunca vivida anteriormente.

E para que isso possa acontecer, é vital que as empresas tenham recursos financeiros para se manterem em pé nas próximas semanas e se reerguer quando possível. Os executivos e suas equipes, assim como os donos dos negócios, estão mais do que nunca com suas atenções voltadas ao fluxo de caixa de suas empresas.

Neste contexto, os chefes das famílias empresárias, em âmbito da governança familiar, também se reúnem com seus familiares para discutirem a situação de seus negócios e a necessidade de economizar recursos.

Talvez para alguns filhos, discutir sobre esses assuntos de forma tão aberta é algo novo. Mais contundente ainda é ter que falar sobre os meios financeiros que fluem da empresa para a família. Afinal das contas, boa parte do patrimônio particular, gastos com lazer, estudos e padrão de vida são financiados por suas empresas. O que acontece em muitas famílias é que apesar de se reunirem em torno de um conselho, assuntos de dinheiro, distribuição de lucros e investimentos particulares são de gestão exclusiva do patriarca e a discussão não é compartilhada entre todos. Os filhos usufruem em todos os sentidos destes benefícios, mas não estão a par sobre o patrimônio que a família detém, os critérios de distribuição de lucro, as retiradas periódicas, as disponibilidades de recursos e assim por diante. De repente são solicitadas a falar sobre todas estas questões, inclusive com a demanda de opinarem sobre a redução de gastos pessoais e gerais relacionados com o patrimônio familiar.

Esta situação, que muitas famílias empresárias estão vivendo, nos leva à pergunta: Deve a nova geração participar da discussão de questões ligadas à riqueza da família?

Acreditamos ser muito importante, a partir do momento em que os jovens adultos adquirem a maturidade necessária, participar dessas discussões. Afinal estarão conversando e aprendendo a gerir o que um dia será deles. Mas é muito importante que isto seja feito de maneira estruturada e formalizada. Protocolos deverão ser criados a partir de um processo de discussão entre todos os familiares sobre a destinação de recursos do patrimônio familiar. Quanto deverá ser destinado às despesas da família, ao lazer, às causas sociais e ambientais e para investimentos. Quem da família deverá administrar o patrimônio e quais relatórios deveriam ser apresentados aos demais membros do conselho familiar.

A gestão dos recursos familiares deveria ser administrada tão profissionalmente como os negócios dos quais são sócios. A partir de relatórios confiáveis e de conhecimentos de todos é que a família poderia analisar e decidir em quantos buracos deverá apertar o seu cinto.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br