Dificuldades em obter crédito financeiro? A importância dos controles contábeis e financeiros nas micro e pequenas empresas.

Muitas vezes, nas micro e pequenas empresas, os controles contábeis e financeiros não são levados em consideração, na totalidade de suas operações. Por descuido ou até mesmo falta de conhecimento, as empresas acabam negligenciando o registro de suas operações (compra de insumos, venda de seus produtos etc.). Essa imprudência pode acarretar transtornos maiores como: multas por não recolhimento adequado de impostos, declaração incorreta de imposto de renda da pessoa jurídica e da pessoa física e, em muitos casos a impossibilidade de se conseguir crédito financeiro, seja para aquisição de equipamentos, máquinas, veículos ou até mesmo recurso para aumentar seu capital de giro.
É comum bancos e instituições financeiras negarem pedidos em operações de financiamentos e empréstimos por falta de histórico de pagamentos, porque há o receio da incapacidade do pagamento. Os critérios de análise efetuada por eles variam, mas basicamente é levado em consideração: a avaliação dos dados cadastrais, do patrimônio líquido, se a empresa está negativada (com alguma restrição) em algum órgão de proteção ao crédito, ter um faturamento baixo que não comprove a capacidade de arcar com as parcelas do empréstimo/financiamento.
Como podemos ver, o crédito pode ser um instrumento estratégico para que as empresas invistam no crescimento do seu negócio e, em contrapartida, no Brasil, o sistema tributário e fiscal é bem complexo. Na maioria dos casos, o empresário opta pela contratação de um escritório de contabilidade, onde é amparado por profissionais experientes e capacitados que lhe permitem demonstrar transparência em suas transações. Por isso, vale a pena se informar e tomar as melhores decisões para sua empresa!
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.