Gestão e Profissionalização das Empresas Familiares são destaques na economia nacional e mundial

É nítido que empresas familiares são predominantes no cenário nacional e mundial. No Brasil de acordo com dados coletados pelo IBGE e SEBRAE as empresas familiares representam 90% das empresas do país e detêm cerca 65% do Produto Interno Bruto (PIB), consequentemente isso proporciona um alto índice de empregabilidade nesse setor. Observando o atual cenário, diante de uma crise econômica mundial desenvolver um plano de sucessão com o intuito de manter competitividade a longo prazo acaba sendo desafiador para esse perfil de empresa.
Recentemente como aluna do Mestrado em Administração da Unesp/FCAV tive a oportunidade de visitar uma vinícola familiar e entender o processo de profissionalização e sucessão que foi desenvolvida na mesma. A visita me proporcionou o entendimento das fases de um processo sucessão e o quanto é importante seguir esses passos para agregar valor à empresa. Entre o processo envolvido está o diagnóstico da situação atual da empresa que é de extrema importância para a elaboração de um plano estratégico no segmento que a empresa atua, buscar qual a melhor forma de implementar o plano desenvolvido e como controlar o plano após a implantação, além de tudo isso, pelo fato de ser uma organização familiar, o alinhamento entre o fundador, familiares e colaboradores é a chave de sucesso para manter espaço no mercado agregando valor a marca e obter a rentabilidade desejada.
Estrategicamente, o processo de profissionalização e sucessão familiar deve ser iniciado ainda com a presença de seu fundador e envolver todos que estão presentes no desenvolvimento do processo, podemos citar que o desenvolvimento de um bom plano de sucessão tem como objetivo garantir a continuidade dos negócios com transparência e rentabilidade, além de assegurar seu compromisso com a sustentabilidade e seus colaboradores.
Entender o contexto global desse grupo de empresas e analisar o comportamento das mesmas é parte fundamental para o desenvolvimento de uma nova gestão ou até mesmo assumir um reposicionamento estratégico com posturas inovativas para manter-se a longo prazo. Porém, diante das dificuldades muitas empresas desistem ou assumem planos estratégicos olhando para realidades distantes do que elas realmente precisam. O caminho para se obter sucesso nesse plano muitas vezes é alçando com grande eficiência quando a empresa busca uma ajuda especializada, que tem como intuito analisar as particularidades de cada processo a fim de reduzir os riscos e tornar o processo de mudança mais seguro.
Por fim, a profissionalização e a gestão de uma empresa familiar devem ser analisadas com profundidade, mapeando as oportunidade e fragilidades, implantando tarefas e responsabilidades para implementar a profissionalização da gestão da empresa de forma eficaz, visto que, no cenário mundial esse setor e de extrema importância para o desenvolvimento econômico gerando um alto índice de empregabilidade.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.