Desafios do “Novo Normal”: Reinvenção na forma de gerir os negócios, as pessoas e de construir a produtividade

Nessa série dos Desafios do Novo Normal, traremos temas relacionamentos a gestão de crise e como enfrentar as complexidades que hoje todas as empresas estão vivendo.
Desde março/2020 iniciou-se um momento nunca vivido antes, nenhuma outra crise foi tão singular e não fazem referência de como devemos agir, por isso do “Novo Normal”.
O Termo “Novo Normal” surgiu frente ao caos e a imprevisibilidade que o Covid-19 trouxe consigo, esse termo é simplesmente para dizer que iremos nos relacionar de forma diferente em todos os aspectos das nossas vidas, sejam em nossas relações pessoais, na forma de consumo, nas relações que teremos com as empresas e o trabalho que executamos, aí minha pergunta é:
VOCÊ E SUA EMPRESA ESTÃO PREPARADAS PARA ISSO?
Você pode estar pensando nesse momento: Mas se é novo como poderei saber?
E é pensando nesse questionamento que começamos essa série de informativos para te ajudar a construir esse “novo normal”.
Para começarmos, iremos falar sobre:
“NOVO NORMAL” DOS MODELOS DE TRABALHO E OS DESAFIOS PARA TORNAR UMA EMPRESA HORIZONTAL.
Nós sempre gerimos nossas empresas de forma particular e familiar, focada nos lucros e na produtividade como prioridade maior da empresa, ao longo do tempo e com a globalização começamos a pensar que há formas de fazer diferente e conquistar os mesmos resultados, mas ainda assim, continuamos na verticalização hierárquica e de controle sobre todas as coisas.
O grande ponto a ser analisado é: o quanto eu consigo renunciar ao controle das ações, decisões e resultados diários da minha empresa e da minha equipe?
Não há horizontalidade se o controle e hierarquia são rígidos, mas você pode estar pensando agora: Lara o que isso tem a ver com o “Novo Normal” dos modelos de trabalho?
Tudo, exatamente o que você leu. TUDO, pois o ponto principal dessa mudança se dá com a implantação do HOME OFFICE.
HOME OFFICE ou trabalho remoto, de forma simples, é o trabalho em qualquer ambiente fora da empresa.
Sim é isso mesmo, fora da empresa, entende agora por que falamos de controle? De hierarquização?
Esse modelo de trabalho já é comum em outros países e em grandes empresas aqui no Brasil, no entanto com a pandemia se tornou a única opção de manter a empresa funcionando, o que fez com que se difundisse rapidamente, inclusive com a implementação de MP (medida provisória) para estabelecer as normativas e regras desse ‘NOVO NORMAL” modelo de trabalho.
Com essa adesão gigantesca das empresas no HO (Home Office) começamos a discutir, analisar e tentar entender tudo o que gira em torno dessa mudança. Podemos citar alguns benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador, são eles: aumento na lucratividade da empresa, diminuição dos custos fixos da empresa, impacto direto na marca da empresa, impacto no meio ambiente (diminuição de uso, por parte dos colaboradores, de transporte), melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, aumento na retenção dos talentos, diminuição do absenteísmo, entre outros.
Consegue parar um minuto e mensurar esses resultados na sua empresa? Sim são maravilhosos, mas para isso você terá que se organizar como empresa, olhar sua gestão, seus processo, sim nada é fácil e simples, tudo requer uma estrutura, no entanto, fique focado nos benefícios e o quanto eles propiciaram um caminho de sustentabilidade e perenidade para sua empresa.
Não importa o tamanho da sua empresa, é fundamental adaptar-se à nova realidade e para isso a palavra que está diretamente associada ao HO (Home Office) é a AUTOMAÇÃO E GESTÃO HORIZONTAL.
Não se assuste, espere. Isso não quer dizer que você não terá controle sobre nada, não de forma alguma, isso quer dizer que irá controlar de forma diferente, que você não irá operacionalizar tudo, que você ficará no papel de DELEGAÇÃO E ACOMPANHAMENTO, e sim você terá mais tempo para sua família, para férias, para pensar no futuro da empresa e dos novos negócios.
Viu quanta coisa boa.
O medo de não estar perto, precisa ser substituído por acompanhamento, à integração física precisa ser substituída por digital, ou seja, o Mindset precisa ser de crescimento e aberto ao novo e a mudança.
Há muitos desafios a serem superados, mas nós estaremos aqui juntos com vocês nessa jornada trazendo mais esclarecimentos e informações de como e de que forma sua empresa e equipe pode se adaptar ao “NOVO NORMAL”.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.