Jornada de Melhoria Contínua

Um tema conhecido por muitos, mas aplicado em profundidade por poucos, é a abordagem de Melhoria Contínua nas empresas. Talvez por simplificarem demais o tema e acreditarem que possa ser implementado de qualquer maneira, utilizando apenas algumas ferramentas aleatoriamente. Ou em alguns casos, por acreditarem que, para desenvolver um programa de Melhoria Contínua, seja necessária a estruturação de um setor específico focado nesse projeto. O ponto que abordamos aqui é diferente desses dois extremos, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas.
Para iniciar a “Jornada de Melhoria Contínua”, se faz necessário o planejamento e a implementação de um programa que vai além de instalar uma caixa de sugestões de melhorias, envolvendo os colaboradores. No entanto, não se faz necessário contratar uma equipe inteira para iniciar as atividades com foco na busca por excelência nos processos produtivos e administrativos das organizações. Fazer uma avaliação da estrutura da empresa e definir qual o melhor programa a ser implementado, de acordo com os objetivos e resultados que a organização está buscando, é um bom ponto de partida para essa “Jornada”.
Outro ponto importante, é analisar internamente como a equipe pode ser reorganizada para trabalhar de forma multifuncional, buscando sinergia na função atual de alguns colaboradores e a oportunidade de agregar responsabilidades e compromissos, e assim poderem contribuir na otimização e realização de melhorias nas atividades de rotina e promoverem a implementação de novas ações que agreguem valor às pessoas, à empresa e ao cliente. Um dos benefícios de implementar uma Jornada de Melhoria Contínua é poder promover na empresa um ambiente em que os colaboradores pensem de maneira estratégica e promovam ações simples e efetivas e que tragam impacto positivo para as organizações.
Dessa forma, vale ressaltar que organizações de pequeno e médio porte também podem implementar boas práticas que contribuam para o desenvolvimento de um Programa de Excelência operacional e administrativa que traga ganhos mensuráveis, além de promover a mudança da cultura organizacional, com forte foco no cliente e transformar idéias simples em grandes resultados para o negócio!
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