Mindset e os desafios de inovar no “Novo Normal” - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Mindset e os desafios de inovar no “Novo Normal”

REINVENÇÃO À CAPACIDADE DE FAZER DIFERENTE!

Como mantenho isso continuamente na minha empresa e equipe?

INOVAÇÃO, DESAFIOS, ARTE, DOM, TALENTO OU ESFORÇO?

 

Em nossa série sobre o “Novo Normal” temos trazido temas que refletem os desafios diários que você líder, empreendedor e empresário, tem vivenciado em meio a essa pandemia.

Estamos, desde março de 2020, imersos nessa loucura chamada COVID-19. Nesse tempo nossos sentimentos giraram na roda dos 360º de A-Z (não sei se há sentimentos que tenha a primeira letra em Z…). Após o desespero, o medo, a angústia, as noites sem dormir (que continuam), nos vimos frente a realidade “pelo menos em sua grande maioria”, de que é preciso achar uma forma de fazer diferente com o uso da tecnologia.

Nesse momento uma enxurrada de reinvenções, criatividade e de inovação foram despertadas quase que instantaneamente. Você já se perguntou:

Por que não fizemos isso antes?

Por que não pensamos nisso antes?

Pois é, essas perguntas nos levam a outro desafio, que é: “como mantenho minha empresa e equipe nesse estado de inovação e criatividade constante?”

Nós sabemos que, em momentos que nos sentimos acuados, por assim dizer, nosso corpo trabalha de forma diferente, ele fica alerta, focado, atento a qualquer coisa ao seu redor, pois ele tem como base a sobrevivência, é isso mesmo, o rompante de inovação e criatividade que foi despertado em você e na sua empresa, ocorrerão por que seu corpo se sentiu ameaçado.

Assim como já ouvimos nos documentários sobre corpos extraordinários, onde pessoas comuns conseguem fazer coisas extraordinárias por que precisam sobreviver, foi isso que aconteceu com vocês, uma descarga de adrenalina que movimentou todos os  seus neurônios e trouxe inovação e criatividade de forma nunca vista antes,  e isso foi usado dentro dentro da sua empresa.

Mas você deve estar se perguntando… Ok e aí???  E aí que, no “Novo Normal”, você precisara de constância nas suas inovações e criatividade. A reinvenção terá que ser contínua para que a sustentabilidade e competitividade da sua empresa retorne aos níveis aceitáveis.

Mas como faço isso?

Mudando… Aqui estamos nós outra vez falando sobre mudança, especificamente se quero mudar a longo prazo preciso virar algumas chaves e para isso preciso mudar meu Mindset.

A palavra e o conceito de Mindset (em tradução livre significa: Mapa Mental).

A teoria foi desenvolvida pela psicóloga Carol S. Dweck da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e já está no mercado há um tempo. Ao ser lançada, se tornou uma das maiores chaves de mudança. É uma teoria muito simples, que de forma simples traduz nossa posição frente às mudanças e o que nos impede de alcançar nosso potencial máximo e diz que temos dois tipos de Mindset, o Fixo (quando buscamos recompensa) e o Mindset de Crescimento (quando buscamos o conhecimento acima de qualquer resultado). Ela atrela o nosso Midnset às crenças que adquirimos ao longo da nossa vida, tais como:

Eu fiz e está dando certo até agora, para que mudar?

Olha os resultados são esses, não precisamos de mais…

Nossos clientes são fiéis, não preciso me preocupar….

Pensamentos como esses são característicos de quem não busca conhecimento.

Podemos dizer que conhecimento nos leva a mudança, que nos leva a conquistas, estar estagnados em uma mesma base, nos impede de sermos inovadores e criativos. Inovação requer um ambiente preparado e esse ambiente começa na mente.

Então está na hora de rever seus modelos mentais, começar a criar na sua mente e na sua empresa um ambiente que propicie a inovação e a criatividade. Existem formas muitos simples de fazê-los, podemos dizer:

  1. Reuniões de braimstorm – reuniões pequenas e rápidas, aonde as pessoas vão falando livremente o que acham sobre o tema e, a partir daí, você poderá tirar ideias incríveis.
  2. Ouvir atentamente os seus colaboradores.
  3. Em reuniões estratégicas sempre levar alguém de fora do círculo, assim você terá uma visão de quem não está emocionalmente envolvido e terá boas ideias.
  4. Nunca diga que uma ideia é ruim, por mais que não sirva no momento, isso impede a pessoa que opinou de continuar desenvolvendo sua inovação e criatividade.
  5. Comunique-se e permita dizer que não consegue sozinho.

A inovação no “Novo Normal” será fundamental para sua continuidade como empresa, como líder e como colaborador, então não se esqueça de que “juntos somos mais fortes”.

Veja qual é o seu MindSet:

Responda assinalando abaixo as questões:

  1. Sua inteligência é algo muito pessoal e você não pode transformá-la demais?
  2. Você é capaz de aprender coisas novas, mas, na verdade, não pode mudar seu nível de inteligência?
  3. Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modificá-lo bastante?
  4. Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência?

 Resposta:

1 e 2 – referem-se ao Mindset fixo.

3 e 4 – referem-se ao Mindset de crescimento.

(retirado do livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck, ph.D, editora objetiva, 13º reimpressão).

Uma das coisas que considera uma chave para a mudança é que a vida nos permite recomeçar sempre que quisermos, como quisermos e para onde quisermos ir.

Você já definiu para onde vai?

O que você quer ser?

Como você quer ser?

Nesse “Novo Normal” essas respostas precisam estar respondidas, e o plano de ação criado, para que a superação dos desafios seja alcançada.

Se você não consegue sozinho, procure ajuda, hoje há especialistas que podem te ajudar nesse processo, só não permita perder essa chama de inovação e criatividade em sua empresa e em você.

Benjamin Barder, eminente teórico político, disse certa vez:

 “Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucesso e fracasso (…) divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem.”

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br