Como manter a sobrevivência do negócio mediante a crise do Covid-19?

Esta é com certeza a pergunta realizada com mais frequência por empresários e estudiosos da área de gestão. A resposta, é claro, não é simples, tampouco pode ser compilada numa receita de bolo. Mas, é possível enumerar as práticas de gestão que têm dado certo e que podem servir para a sua empresa.
Primeiramente, é importante entender que as mudanças tecnológicas vieram pra ficar. Se antes o uso da tecnologia era um diferencial, agora no mundo pós pandemia, é requisito de sobrevivência no mercado. Quanto mais seu negócio estiver inserido no mundo digital, maiores as chances dele progredir, deixando para trás as velhas práticas de gestão.
O planejamento é uma ferramenta consagrada na administração, mas torna-se essencial, num contexto em que os recursos financeiros são escassos e não há gordura pra queimar. É preciso trabalhar com eficiência e custos baixos, sem deixar de encantar os clientes nas dimensões do produto ou do serviço ofertado por ele valorizadas. O planejamento ajuda ainda a empresa a enxergar onde ela está e como a organização pode se movimentar para alcançar os objetivos almejados, evitando surpresas.
Um terceiro aspecto importante em modelo de negócio vencedor, é a liderança. Organizações com líderes competentes são capazes de se adaptar rapidamente aos inúmeros acontecimentos incertos e imprevisíveis aos quais toda empresa está exposta. O líder competente não só atua corretivamente nas situações contingenciais, como também, sabe como ninguém, inspirar e mobilizar sua equipe para fazer o que é preciso, não deixando “a peteca cair”.
Finalmente, é preciso abrir espaço para a inovação. Cada vez mais, as fontes de vantagem competitiva tornam-se rapidamente obsoletas. A inovação traz equilíbrio para a dinâmica organizacional, renovando as capacidades estratégicas e promovendo a transformação do negócio, alinhando-o com novas demandas do consumidor e diferenciando-o da concorrência.
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