Como manter a sobrevivência do negócio mediante a crise do Covid-19? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Como manter a sobrevivência do negócio mediante a crise do Covid-19?

Esta é com certeza a pergunta realizada com mais frequência por empresários e estudiosos da área de gestão. A resposta, é claro, não é simples, tampouco pode ser compilada numa receita de bolo. Mas, é possível enumerar as práticas de gestão que têm dado certo e que podem servir para a sua empresa.

Primeiramente, é importante entender que as mudanças tecnológicas vieram pra ficar. Se antes o uso da tecnologia era um diferencial, agora no mundo pós pandemia, é requisito de sobrevivência no mercado. Quanto mais seu negócio estiver inserido no mundo digital, maiores as chances dele progredir, deixando para trás as velhas práticas de gestão.

O planejamento é uma ferramenta consagrada na administração, mas torna-se essencial, num contexto em que os recursos financeiros são escassos e não há gordura pra queimar. É preciso trabalhar com eficiência e custos baixos, sem deixar de encantar os clientes nas dimensões do produto ou do serviço ofertado por ele valorizadas. O planejamento ajuda ainda a empresa a enxergar onde ela está e como a organização pode se movimentar para alcançar os objetivos almejados, evitando surpresas.

Um terceiro aspecto importante em modelo de negócio vencedor, é a liderança. Organizações com líderes competentes são capazes de se adaptar rapidamente aos inúmeros acontecimentos incertos e imprevisíveis aos quais toda empresa está exposta. O líder competente não só atua corretivamente nas situações contingenciais, como também, sabe como ninguém, inspirar e mobilizar sua equipe para fazer o que é preciso, não deixando “a peteca cair”.

Finalmente, é preciso abrir espaço para a inovação. Cada vez mais, as fontes de vantagem competitiva tornam-se  rapidamente obsoletas. A inovação traz equilíbrio para a dinâmica organizacional, renovando as capacidades estratégicas e promovendo a transformação do negócio, alinhando-o com novas demandas do consumidor e diferenciando-o da concorrência.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br