Desafios de gerir um negócio no “Novo Normal”

Um negócio é composto por pessoas e pessoas são fundamentalmente compostas de emoções.
Será que sou apenas eu, ou a realidade ainda continua estranha, complexa e esquisita?
Essa pandemia veio de forma tão avassaladora, e ainda não sabemos se podemos beijar, abraçar ou tocar o outro?
De repente você encontra alguém e fica assim, o que faço agora? … se está dentro das novas regras de normas…. Esquisito demais essa nova realidade. Por isso o termo “Novo Normal” se adapta bem, pois em breve se tornará normal e será novo, diferente e desafiador.
Partindo desse momento “Novo Normal Esquisito”, e pensando em como as pessoas estão se sentindo, e o impacto disso dentro da gestão de negócio, podemos afirmar que Gerir um negócio é gerir pessoas, gerir pessoas é gerir as suas ações e a reação frente as emoções, expectativas, necessidades e frustrações.
Como equilibrar meu negócio e os seus resultados dentro de uma realidade que trouxe à tona tantas novas emoções???
Sim, é isso mesmo que você está pensando, abordaremos as emoções e como elas impactam nos resultados de uma empresa.
Pergunta…
A partir desse pensamento, se empresas são feitas de pessoas, e elas estão doentes emocionalmente, a empresa torna-se doente também, faz sentido isso para você???
Imagine todas as ações que você tomou para performar e equilibrar seu negócio, e ainda assim não alcançou os resultados esperados?
O problema está na competência dos colaboradores?
O problema são as habilidades?
O problema está no processo?
Não necessariamente o problema está centralizado nas questões acima citadas, e partindo do princípio de que tudo foi feito do jeito que tinha que ser, vamos focar no mundo das emoções humanas, sua conexão e impacto dentro da empresa.
Achar que o modelo de administração de quando você iniciou sua empresa e obteve sucesso, e querer que seus filhos deem andamento no mesmo modelo, não são aplicáveis nos dias de hoje, infelizmente a realidade é bem diferente.
O mundo mudou, a realidade do mercado mudou, as necessidades das pessoas estão em constante mudança… sendo assim, podemos afirmar que não há nada estável e contínuo no mundo, ou seja, o que você fez e deu super certo, provavelmente não conseguira replicar e, se conseguir, não terá o mesmo resultado… isso é uma realidade… é um fato.
Mas Lara, qual a importância da emoção com tudo isso???
Como a emoção impacta nos negócios???
Volto a afirmar, empresa = pessoas = emoções que são compostas de experiências, história e vida, ou seja, pessoas doentes = empresas doentes.
Veja abaixo o que diz recentes pesquisas sobre as emoções dos brasileiros e você entenderá por que estamos abordando este tema em conjunto com negócios.
- O Brasil possui a maior taxa de depressão da América Latina, nas Américas só perde para os Estados Unidos.
- O Brasil é o número UM no mundo em transtorno de ansiedade e quando falamos em ansiedade, estamos falando também de: fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e ataque de pânico.
Agora pense comigo, se essa é a realidade do Brasil e essas pessoas estão dentro das empresas, como nós, como empresas, estamos lidando com elas?
Pensando nisso trago para vocês uma pincelada sobre a Cultura do bem-estar.
A cultura do bem-estar está atrelada diretamente ao olhar do homem como um todo e, não apenas em suas competências e habilidades, mas como ele pode agregar a sua organização.
Quando pensamos na cultura de bem-estar na empresa, estamos falando de promover uma cultura de acolhimento, humanização em toda a cadeia de processos e atenção que vão além da administração por resultados.
Você quer motivos para terminar de ler o texto???
Aqui estão eles:
Benefícios diretos da cultura do bem-estar (estudo realizado pela Harvard Business Review):
Agora veja suas perdas se você não entender a importância e começar uma mudança já (estudo realizado pela Harvard Business Review):
Pensando nos prós e contras trouxemos dicas para ajudá-lo nessa transformação.
Alguns pontos importantes da cultura do bem-estar/felicidade:
- A empresa precisa de valores que sejam reais e construídos em conjunto com toda a empresa;
- A empresa precisa de princípio de felicidade e bem-estar estabelecidos;
- A empresa precisa de propósito e caminho de futuro comum e compartilhado com todos;
- A empresa precisa de ações que promovam uma comunicação aberta, clara e sem retaliação;
- A empresa precisa de ações que promovam a integração e o bem-estar do ser humano enquanto ambiente de trabalho;
- A empresa precisa ser um ambiente extensivo para a vida de seu colaborador.
Mas como faço isso:
- Reinventando na forma de enxergar o ser humano;
- Construções para olhar através da realidade do outro;
- Construindo empresas que deixem legado, não só lucro ou perenidade;
- Criando e participando ativamente da aplicação dos valores da empresa;
- Esquecer o antigo jargão “faço o que mando e não faça o que eu faço”
- Compreender e aceitar que todos têm o direito de ser diferentes;
- Apoiar e respeitar a diversidade em todos os âmbitos da palavra, não apenas em gênero, raça ou religião, mas em pensamento, em forma de viver a vida e de ser quem é.
Precisamos estar conectados não somente nos objetivos da empresa, mas em sua composição; não se esqueça de que EMPRESAS SÃO FEITAS DE PESSOAS, se as pessoas não estiverem saudáveis a empresa também não estará saudável.
Não consegue sozinho, busque ajuda, mas não permita que sua empresa esteja doente, porque você não consegue olhar o ser humano com compaixão e empatia.
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