Código de Ética: Um Instrumento de Gestão Organizacional

A ética é um tema que sempre gerou grandes discussões na sociedade, na política e nas organizações, no entanto, em nenhum outro momento histórico, o tema esteve tão em evidência como nos dias atuais.
As organizações não podem mais se dar ao luxo de focar apenas na geração de lucro, é preciso ter uma postura responsável socialmente e sustentável. Essa mudança é fortemente influenciada por dois fatores: a adoção de leis mais severas por parte do governo quanto às práticas organizacionais, e também, às mudanças na concepção dos consumidores sobre o verdadeiro papel das empresas.
No âmbito empresarial, crenças e princípios pessoais conflitam, muitas vezes, com os valores organizacionais, gerando choque de interesses e comportamentos assimétricos.
Para mitigar esses conflitos e regular as relações de trabalho, colocando limites e parâmetros a serem seguidos, surge o código de ética, que é um documento, geralmente formalizado como um manual, no qual a organização declara quais são os comportamentos aceitáveis nas relações de trabalho e o que não será tolerado pela empresa.
O bacana é que o código de ética abrange não só as relações com os empregados, mas orienta e define a postura da organização em relação a todos os seus stakeholders, sendo extremamente importante para uma comunicação consistente e transparente.
Mas você sabe quais são os elementos fundamentais que compõem um código de ética?
Os tópicos considerados essenciais na composição do código de ética são:
a) relacionamento da empresa com o público interno;
b) normas de conduta dos profissionais da empresa;
c) diretrizes quanto aos possíveis conflitos de interesses;
d) relacionamento com os clientes;
e) relacionamento com fornecedores, prestadores de serviço e administração pública;
f) relacionamento com a concorrência;
g) relacionamento com a sociedade;
h) relacionamento com os acionistas.
Finalmente, é importante destacar que o código de ética é um instrumento de gestão muito útil para colocar em prática as crenças e valores organizacionais.
Gostou do texto? Curta.
O conteúdo foi útil? Compartilhe.