Código de Ética: Um Instrumento de Gestão Organizacional - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Código de Ética: Um Instrumento de Gestão Organizacional

A ética é um tema que sempre gerou grandes discussões na sociedade, na política e nas organizações, no entanto, em nenhum outro momento histórico, o tema esteve tão em evidência como nos dias atuais.

As organizações não podem mais se dar ao luxo de focar apenas na geração de lucro, é preciso ter uma postura responsável socialmente e sustentável. Essa mudança é fortemente influenciada por dois fatores: a adoção de leis mais severas por parte do governo quanto às práticas organizacionais, e também, às mudanças na concepção dos consumidores sobre o verdadeiro papel das empresas.

No âmbito empresarial, crenças e princípios pessoais conflitam, muitas vezes, com os valores organizacionais, gerando choque de interesses e comportamentos assimétricos.

Para mitigar esses conflitos e regular as relações de trabalho, colocando limites e parâmetros a serem seguidos, surge o código de ética, que é um documento, geralmente formalizado como um manual, no qual a organização declara quais são os comportamentos aceitáveis nas relações de trabalho e o que não será tolerado pela empresa.

O bacana é que o código de ética abrange não só as relações com os empregados, mas orienta e define a postura da organização em relação a todos os seus stakeholders, sendo extremamente importante para uma comunicação consistente e transparente.

Mas você sabe quais são os elementos fundamentais que compõem um código de ética?

Os tópicos considerados essenciais na composição do código de ética são:

a) relacionamento da empresa com o público interno;

b) normas de conduta dos profissionais da empresa;

c) diretrizes quanto aos possíveis conflitos de interesses;

d) relacionamento com os clientes;

e) relacionamento com fornecedores, prestadores de serviço e administração pública;

f) relacionamento com a concorrência;

g) relacionamento com a sociedade;

h) relacionamento com os acionistas.

Finalmente, é importante destacar que o código de ética é um instrumento de gestão muito útil para colocar em prática as crenças e valores organizacionais.

 

Gostou do texto? Curta.

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


Endereço

UNESP
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

Telefone

(16) 3209-7259

(16) 99975-0502

Email

contato@cepecaf.com.br