RH Business Partner - O que é e para que serve? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

RH Business Partner – O que é e para que serve?

A função de Business Partner surgiu para designar o profissional de recursos humanos que atua no contexto da gestão estratégica de pessoas e que tem como principal missão alinhar as políticas e sistemas de RH ao negócio, contribuindo de maneira efetiva para a formação do capital intelectual e agregando valor ao desenvolvimento das capacidades organizacionais.

Mas como o RH Business Partner atua na prática na organização?

Para responder a esta pergunta, primeiramente é importante destacar que a área de RH da empresa deve ser estruturada como uma consultoria interna, diagnosticando problemas e desenvolvendo projetos junto as demais áreas organizacionais.

Dito isto, o profissional que atua como RH Business Partner deve ser capaz de criar soluções de trabalho, promover a educação constante dos clientes internos e operacionalizar com sucesso as transformações organizacionais.

Desta forma, na prática o RH Business Partner tem como principais funções:

  • Alinhar a estratégia de gestão de RH com o processo de planejamento estratégico;
  • Promover a coerência entre as políticas de gestão de pessoas e as demais políticas organizacionais;
  • Fomentar o comprometimento dos gerentes de linha e o engajamento da força de trabalho, em relação ao alcance dos objetivos do negócio.
  • Desenvolver sistemas, políticas, projetos e práticas de gestão de pessoas que possam dar suporte à estratégia;
  • Desenvolver, como gestores de pessoas, os clientes internos em função gerencial e de liderança.

O RH estratégico não é a realidade da maioria das organizações brasileiras. Há falta de conhecimentos e recursos para sua implantação. Essa dificuldade torna-se ainda maior no âmbito das empresas familiares em função das suas peculiaridades culturais.

Assim, contratar um profissional para exercer esta função na empresa pode ser uma saída muito vantajosa em termos de custo/benefício para as organizações que desejam ter um suporte adequado no desenvolvimento de suas capacidades e competências essenciais.

 

Gostou do texto? Curta.

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br