Desafios do Novo Normal: Mensuração e Uso dos Dados

Automatização gera dados, que gera informações, que gera gestão que resulta no alcance de objetivos e metas.
O “Novo Normal” trouxe consigo uma dimensão de realidade e mudança que ainda não conseguimos mensurar o impacto em nosso dia a dia, na nossa forma de ver a vida, das necessidades aparentes, na definição de prioridade e como nos colocarmos frente a vida.
Essas mudanças já nos mostram seus resultados nas tomadas de decisões na hora da compra, bem como em sua fidelização.
Nesse “Novo Normal” apenas iniciando um ciclo, pois muitas mudanças e seus impactos ainda veremos no próximo ano de forma muito mais clara.
– Mais Lara o que isso tem a ver com Automatização? Sim, é isso que estão se perguntando agora.
– Tem tudo a ver, pois nós tivemos um aumento extraordinário de automatização tecnológica e de processos das empresas, pois a Pandemia trouxe consigo mudanças que não serão revertidas após a vacina, tenham certeza disso.
De certa forma, isso foi muito bom para as empresas brasileiras, pois nos forçaram a ver que nossos clientes (internos e externos) são quem manda nos negócios. Que automatização tecnológica e de processos é o que torna nossos negócios aptos para atenderem com satisfação nossos clientes.
Mais o que nos traz aqui hoje é:
– E agora o que faço com toda essa automatização tecnológica?
– Como usar a meu favor?? Como entender meus negócios e melhor atender meus clientes (internos e externos)?
Pensando nisso que iremos falar um pouco sobre indicadores os famosos KPI’s (é moderno esse termo, então vamos usá-lo também)
O que são indicadores-KPI’s?
Ao invés de trazer conceitos pré-definidos, gostaria de construir com você o que são e qual a sua importância partindo de uma visão prática e das experiências que construí ao longo da minha carreira.
Indicadores….
Quando bem produzidos traz a concepção e norte para gestão de um negócio, podendo tornar-se diferencial competitivo, pois eles nos levam a uma visão mais ampla e me faz sair de uma percepção pessoal sobre o negócio e o mercado, para a realidade neles existentes.
Os benefícios que os indicadores-KPI`s trazem são:
- A oportunidade de crescimento sustentável do negócio.
- Assertividade nas decisões.
- Criação, controle e gestão assertiva das estratégias, sejam elas de curto e longo prazo.
- Diminuição dos riscos.
- Criação de planos reais na gestão de oportunidades e desempenho dentro do ambiente da empresa.
Esses são apenas alguns dos pontos que transformam a realidade da empresa a partir da análise dos indicadores.
Então pensa comigo:
– Para criar os indicadores eu preciso de automação tecnológica, ou seja, criar formas de preferência através de um sistema integrado de informações que geram dados em tempo real e nos dê uma visão ampla do negócio e o que está acontecendo, podendo, em médio prazo, ter parâmetros comparativos de análise que nos permita entender as variações e as ações realizadas que geraram resultados positivos.
Os principais indicadores usados são:
- Financeiros
- Esse tipo de indicador está relacionado diretamente a capacidade diária de pagamento, recebimento e da movimentação financeira da empresa;
- O que vejo: prorrogação, número de dias de recebimento e pagamento;
- Onde busco a informação: fluxo de caixa.
- Econômico
- Esse tipo de indicador está direcionado a operação como um todo, com foco em rentabilidade e lucratividade;
- O que vejo: % de lucro, % dos custos da operação, % do custo da rentabilidade;
- Onde busco a informação: balanço, balancete e DRE.
- Vendas
- Esse tipo de indicador nos levar a compreender a operação de vendas, unidades de negócio e sua representatividade, tipo de produto mais vendido, entre outros;
- O que vejo: que tipo de produto foi mais vendido, quem são os vendedores/representantes com maior resultado, criação de metas, setorização e áreas de atendimento e seu impacto no negócio, entre outros;
- Onde busco a informação: relatórios de vendas detalhados.
- Marketing
- Esse tipo de indicador tem seu objetivo focado nas ações de marketing e publicidade da empresa, bem como atenção ao cliente e seu retorno quanto aos produtos da empresa;
- O que vejo: compreender o que devo fazer para melhorar, como irei direcionar as novas estratégias e desenvolvimento;
- Onde busco a informação: relatórios de análise de projetos e produtos.
- Satisfação do cliente – interno e externo.
- Quando falamos de indicador de satisfação, abordamos toda a cadeia e ecossistema da empresa, ou seja, cliente externo, colaboradores, parceiros, fornecedores, serviços, entre outros;
- O que vejo: analiso a empresa e a percepção e criação de valor;
- Onde busco: composição de vários números, desde redes sociais a pesquisas de satisfação.
Acredito que é fundamental a análise dos indicadores e a suas variações, por isso um Gestor precisa da percepção, do conhecimento amplo do negócio, da compreensão do mercado e suas tendências, para poder lê-los e interpretar de forma que se beneficie das estratégias do negócio e propicie o crescimento e sustentabilidade.
Nesse ponto, gostaria de enfatizar a importância de terem estabelecido seus propósitos e objetivos como empresa, nesse momento sugiro que isso seja a curto prazo, no máximo, em 12 meses.
Nesse momento, quero desafiar você Gestor ou Empresário a olhar a automação e tecnologia já existente na sua empresa e entender como poderão extrair dela os números relevantes à sua tomada de decisão??
Comece pensando:
Quais seriam os principais pontos que preciso ver?
Qual a periodicidade?
Qual a prioridade?
Quais os resultados posso tirar desses números?
Quem será responsável por construir esses números?
Partindo das respostas à essas perguntas, poderá então, definir quais os indicadores serão ideais para o seu negócio e como poderão ser usados.
E como sempre digo, pense…. Estou com dificuldade?? Não consigo fazer sozinho??? Procure ajuda de um consultor que pode ajudá-lo a construir esses indicadores e orientá-lo em como ler esses indicadores e sua variação.
Não esqueça, não é porque o seu negócio vai bem que não pode melhorar, não é porque o seu negócio é familiar, já tem muitas coisas criadas que deram certo, que não pode melhorar.
Atualizar-se é fundamental, ainda mais frente a esse “Novo Normal” e a turbulência que estamos vivendo.
Lembre-se de que um tempo com os números da sua empresa e entendendo seu funcionamento, trarão resultados incríveis, além de trazer segurança para você como gestor ou empresário.
Então reserve na sua agenda um tempo e olhe o seu negócio de forma micro e macro.
Não se esqueça, se precisar peça ajuda, temos a tendência de achar que conseguimos sozinhos. Afirmo que não há nada melhor do que ter ajuda e olhar sobre outro prisma, pois quanto mais cenários você construir, mais assertivo será nas suas decisões.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.