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Desafios do Novo Normal: Mensuração e Uso dos Dados

Automatização gera dados, que gera informações, que gera gestão que resulta no alcance de objetivos e metas.

O “Novo Normal” trouxe consigo uma dimensão de realidade e mudança que ainda não conseguimos mensurar o impacto em nosso dia a dia, na nossa forma de ver a vida, das necessidades aparentes, na definição de prioridade e como nos colocarmos frente a vida.

Essas mudanças já nos mostram seus resultados nas tomadas de decisões na hora da compra, bem como em sua fidelização.

Nesse “Novo Normal” apenas iniciando um ciclo, pois muitas mudanças e seus impactos ainda veremos no próximo ano de forma muito mais clara.

– Mais Lara o que isso tem a ver com Automatização? Sim, é isso que estão se perguntando agora.

– Tem tudo a ver, pois nós tivemos um aumento extraordinário de automatização tecnológica e de processos das empresas, pois a Pandemia trouxe consigo mudanças que não serão revertidas após a vacina, tenham certeza disso.

De certa forma, isso foi muito bom para as empresas brasileiras, pois nos forçaram a ver que nossos clientes (internos e externos) são quem manda nos negócios. Que automatização tecnológica e de processos é o que torna nossos negócios aptos para atenderem com satisfação nossos clientes.

Mais o que nos traz aqui hoje é:

– E agora o que faço com toda essa automatização tecnológica?

– Como usar a meu favor?? Como entender meus negócios e melhor atender meus clientes (internos e externos)?

Pensando nisso que iremos falar um pouco sobre indicadores os famosos KPI’s (é moderno esse termo, então vamos usá-lo também)

O que são indicadores-KPI’s?

Ao invés de trazer conceitos pré-definidos, gostaria de construir com você o que são e qual a sua importância partindo de uma visão prática e das experiências que construí ao longo da minha carreira.

Indicadores….

Quando bem produzidos traz a concepção e norte para gestão de um negócio, podendo tornar-se diferencial competitivo, pois eles nos levam a uma visão mais ampla e me faz sair de uma percepção pessoal sobre o negócio e o mercado, para a realidade neles existentes.

Os benefícios que os indicadores-KPI`s trazem são:

  • A oportunidade de crescimento sustentável do negócio.
  • Assertividade nas decisões.
  • Criação, controle e gestão assertiva das estratégias, sejam elas de curto e longo prazo.
  • Diminuição dos riscos.
  • Criação de planos reais na gestão de oportunidades e desempenho dentro do ambiente da empresa.

Esses são apenas alguns dos pontos que transformam a realidade da empresa a partir da análise dos indicadores.

Então pensa comigo:

– Para criar os indicadores eu preciso de automação tecnológica, ou seja, criar formas de preferência através de um sistema integrado de informações que geram dados em tempo real e nos dê uma visão ampla do negócio e o que está acontecendo, podendo, em médio prazo, ter parâmetros comparativos de análise que nos permita entender as variações e as ações realizadas que geraram resultados positivos.

Os principais indicadores usados são:

  • Financeiros
    • Esse tipo de indicador está relacionado diretamente a capacidade diária de pagamento, recebimento e da movimentação financeira da empresa;
    • O que vejo: prorrogação, número de dias de recebimento e pagamento;
    • Onde busco a informação: fluxo de caixa.
  • Econômico
    • Esse tipo de indicador está direcionado a operação como um todo, com foco em rentabilidade e lucratividade;
    • O que vejo: % de lucro, % dos custos da operação, % do custo da rentabilidade;
    • Onde busco a informação: balanço, balancete e DRE.
  • Vendas
    • Esse tipo de indicador nos levar a compreender a operação de vendas, unidades de negócio e sua representatividade, tipo de produto mais vendido, entre outros;
    • O que vejo: que tipo de produto foi mais vendido, quem são os vendedores/representantes com maior resultado, criação de metas, setorização e áreas de atendimento e seu impacto no negócio, entre outros;
    • Onde busco a informação: relatórios de vendas detalhados.
  • Marketing
    • Esse tipo de indicador tem seu objetivo focado nas ações de marketing e publicidade da empresa, bem como atenção ao cliente e seu retorno quanto aos produtos da empresa;
    • O que vejo: compreender o que devo fazer para melhorar, como irei direcionar as novas estratégias e desenvolvimento;
    • Onde busco a informação: relatórios de análise de projetos e produtos.
  • Satisfação do cliente – interno e externo.
    • Quando falamos de indicador de satisfação, abordamos toda a cadeia e ecossistema da empresa, ou seja, cliente externo, colaboradores, parceiros, fornecedores, serviços, entre outros;
    • O que vejo: analiso a empresa e a percepção e criação de valor;
    • Onde busco: composição de vários números, desde redes sociais a pesquisas de satisfação.

Acredito que é fundamental a análise dos indicadores e a suas variações, por isso um Gestor precisa da percepção, do conhecimento amplo do negócio, da compreensão do mercado e suas tendências, para poder lê-los e interpretar de forma que se beneficie das estratégias do negócio e propicie o crescimento e sustentabilidade.

Nesse ponto, gostaria de enfatizar a importância de terem estabelecido seus propósitos e objetivos como empresa, nesse momento sugiro que isso seja a curto prazo, no máximo, em 12 meses.

Nesse momento, quero desafiar você Gestor ou Empresário a olhar a automação e tecnologia já existente na sua empresa e entender como poderão extrair dela os números relevantes à sua tomada de decisão??

Comece pensando:

Quais seriam os principais pontos que preciso ver?

Qual a periodicidade?

Qual a prioridade?

Quais os resultados posso tirar desses números?

Quem será responsável por construir esses números?

Partindo das respostas à essas perguntas, poderá então, definir quais os indicadores serão ideais para o seu negócio e como poderão ser usados.

E como sempre digo, pense…. Estou com dificuldade?? Não consigo fazer sozinho??? Procure ajuda de um consultor que pode ajudá-lo a construir esses indicadores e orientá-lo em como ler esses indicadores e sua variação.

Não esqueça, não é porque o seu negócio vai bem que não pode melhorar, não é porque o seu negócio é familiar, já tem muitas coisas criadas que deram certo, que não pode melhorar.

Atualizar-se é fundamental, ainda mais frente a esse “Novo Normal” e a turbulência que estamos vivendo.

Lembre-se de que um tempo com os números da sua empresa e entendendo seu funcionamento, trarão resultados incríveis, além de trazer segurança para você como gestor ou empresário.

Então reserve na sua agenda um tempo e olhe o seu negócio de forma micro e macro.

Não se esqueça, se precisar peça ajuda, temos a tendência de achar que conseguimos sozinhos. Afirmo que não há nada melhor do que ter ajuda e olhar sobre outro prisma, pois quanto mais cenários você construir, mais assertivo será nas suas decisões.

 

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SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

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