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Você sabe o que é método PIER?

Pelo nome já pensaram que seria algo relacionado a barco. Acertei?

Sim. Isso aí!

Método PIER

Pois bem….

O Método utilizado baseado em um barco a remo onde os elementos dispostos são visualizados os elementos do método.

Figura 1 – Método PIER


Fonte: Cursos da UNIVESP.

 

Modelo PIER de processo:

E o nosso PIER também. Ele é utilizado na gestão para nortear um mapeamento de processos.

 

Mapeamento de Processos

Um processo tem a característica de AÇÃO, de transformar algo em um produto ou serviço.

Processos:

Figura 2 – Elementos de um processo


Fonte: Cursos da UNIVESP.

Benefícios do mapeamento de processos

Dentre tantos benefícios abaixo são apresentados alguns principais:

  • Ajuda a visualizar mais do que simplesmente os processos individuais. Você pode enxergar a interação entre eles;
  • Ajuda a visualizar os fornecedores internos e os clientes internos da cadeia de processos;
  • Ajuda a visualizar a necessidade de recursos, as faltas e os excessos;
  • Ajuda a adoção de indicadores de desempenho, critérios de avaliação, e a consideração da avaliação permanente dos processos;
  • Ajuda no estabelecimento de especificações, tolerâncias e requisitos mínimos para a execução dos processos;
  • Ajuda a identificar a necessidade de procedimentos, procedimentos documentados e a sequência das atividades necessárias para a execução dos processos;
  • Ajuda a identificar desperdícios, tempos não produtivos, redundâncias, retornos desnecessários do cliente e oportunidades de ganho de tempo. Ou seja, a racionalizar o processo;
  • Identificar fluxos de informação e fluxos de material;
  • Ajuda a identificar processos que agregam valor, tempo e duração de processo.

Racionalização de processos

Racionalização de processos funciona como um método de melhoria nos processos com o auxílio de ferramentas, criando-se assim novos meios de atividades ou processos que irão otimizar custos, tempo, e trazer qualidade no mesmo.

O objetivo básico é obter maior produtividade na empresa. Para tanto são alvo as seguintes mudanças:

  1. Eliminar atividades desnecessárias ou não essenciais;
  2. Aumentar a eficiência de cada atividade;
  3. Eliminar a duplicação do trabalho;
  4. Tornar cada parte do trabalho o mais fácil possível;
  5. Diminuir o risco de acidentes e a fadiga no trabalho;
  6. Eliminar desperdícios de energia, tempo e material.

Exemplo:

Observe o processo descrito abaixo e elenque os elementos de representação no mapeamento pelo método PIER.

Expedição de materiais do estoque

O processo administrativo do departamento de materiais para expedição para materiais. O processo atual vinha apresentando muitos erros e atrasos impactando a produção e prestação de serviços.

O órgão requisitante deve preencher um formulário online requisitando a necessidade materiais ao almoxarifado.

Para a requisição são necessárias as especificações precisas de acordo com as atribuições e tarefas específicas de cada unidade funcional ou técnica.

O almoxarifado após a recepção do formulário deve analisar se os dados estão corretos, a quantidades compatíveis e as especificações, após uma análise no estoque de EPI da organização.

Se no estoque tiver a disposição o item e a quantidade requerida, uma resposta ao requerente será expedida e com a data de entrega.

O almoxarifado deve responder ao pedido no máximo em 2 horas.

Foi feito o acompanhamento do processo de expedição de materiais.  Foram feitas discussões com gestores de estoques.

O analista de estoque deve se ter formação administrativa.

O gestor de materiais analisou o problema e esquematizou o processo de expedição de materiais segundo o diagrama PIER.

  1. Fase anterior: órgão requerente
  2. Entradas: formulário online
  3. Saídas: produto entregue ao órgão requerente
  4. Processo (VERBO + substantivo): expedir materiais
  5. Fase posterior: entrega dos materiais requeridos
  6. Procedimento: analise de pedidos de requisição de materiais
  7. Indicadores: Tempo de análise de pedido de materiais
  8. Equipamentos: computador, carrinho de entrega
  9. Recursos humanos: técnico com formação administrativa

Seguindo esse método facilita muito para enxergar a interação dos processos e suas necessidades de melhorias, documentação e indicadores.

Espero que vocês curtam o método e conte com a nossa orientação!

 

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SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

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