Você sabe o que é método PIER?

Pelo nome já pensaram que seria algo relacionado a barco. Acertei?
Sim. Isso aí!
Método PIER
Pois bem….
O Método utilizado baseado em um barco a remo onde os elementos dispostos são visualizados os elementos do método.
Figura 1 – Método PIER
Fonte: Cursos da UNIVESP.
Modelo PIER de processo:
E o nosso PIER também. Ele é utilizado na gestão para nortear um mapeamento de processos.
Mapeamento de Processos
Um processo tem a característica de AÇÃO, de transformar algo em um produto ou serviço.
Processos:
Figura 2 – Elementos de um processo
Fonte: Cursos da UNIVESP.
Benefícios do mapeamento de processos
Dentre tantos benefícios abaixo são apresentados alguns principais:
- Ajuda a visualizar mais do que simplesmente os processos individuais. Você pode enxergar a interação entre eles;
- Ajuda a visualizar os fornecedores internos e os clientes internos da cadeia de processos;
- Ajuda a visualizar a necessidade de recursos, as faltas e os excessos;
- Ajuda a adoção de indicadores de desempenho, critérios de avaliação, e a consideração da avaliação permanente dos processos;
- Ajuda no estabelecimento de especificações, tolerâncias e requisitos mínimos para a execução dos processos;
- Ajuda a identificar a necessidade de procedimentos, procedimentos documentados e a sequência das atividades necessárias para a execução dos processos;
- Ajuda a identificar desperdícios, tempos não produtivos, redundâncias, retornos desnecessários do cliente e oportunidades de ganho de tempo. Ou seja, a racionalizar o processo;
- Identificar fluxos de informação e fluxos de material;
- Ajuda a identificar processos que agregam valor, tempo e duração de processo.
Racionalização de processos
Racionalização de processos funciona como um método de melhoria nos processos com o auxílio de ferramentas, criando-se assim novos meios de atividades ou processos que irão otimizar custos, tempo, e trazer qualidade no mesmo.
O objetivo básico é obter maior produtividade na empresa. Para tanto são alvo as seguintes mudanças:
- Eliminar atividades desnecessárias ou não essenciais;
- Aumentar a eficiência de cada atividade;
- Eliminar a duplicação do trabalho;
- Tornar cada parte do trabalho o mais fácil possível;
- Diminuir o risco de acidentes e a fadiga no trabalho;
- Eliminar desperdícios de energia, tempo e material.
Exemplo:
Observe o processo descrito abaixo e elenque os elementos de representação no mapeamento pelo método PIER.
Expedição de materiais do estoque
O processo administrativo do departamento de materiais para expedição para materiais. O processo atual vinha apresentando muitos erros e atrasos impactando a produção e prestação de serviços.
O órgão requisitante deve preencher um formulário online requisitando a necessidade materiais ao almoxarifado.
Para a requisição são necessárias as especificações precisas de acordo com as atribuições e tarefas específicas de cada unidade funcional ou técnica.
O almoxarifado após a recepção do formulário deve analisar se os dados estão corretos, a quantidades compatíveis e as especificações, após uma análise no estoque de EPI da organização.
Se no estoque tiver a disposição o item e a quantidade requerida, uma resposta ao requerente será expedida e com a data de entrega.
O almoxarifado deve responder ao pedido no máximo em 2 horas.
Foi feito o acompanhamento do processo de expedição de materiais. Foram feitas discussões com gestores de estoques.
O analista de estoque deve se ter formação administrativa.
O gestor de materiais analisou o problema e esquematizou o processo de expedição de materiais segundo o diagrama PIER.
- Fase anterior: órgão requerente
- Entradas: formulário online
- Saídas: produto entregue ao órgão requerente
- Processo (VERBO + substantivo): expedir materiais
- Fase posterior: entrega dos materiais requeridos
- Procedimento: analise de pedidos de requisição de materiais
- Indicadores: Tempo de análise de pedido de materiais
- Equipamentos: computador, carrinho de entrega
- Recursos humanos: técnico com formação administrativa
Seguindo esse método facilita muito para enxergar a interação dos processos e suas necessidades de melhorias, documentação e indicadores.
Espero que vocês curtam o método e conte com a nossa orientação!
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