Desafios do “Novo Normal” – Foco e Miopia - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Desafios do “Novo Normal” – Foco e Miopia

Quando o foco em resultado deixa de ser benéfico?

Quando deixamos que o foco em resultados nos torna míopes diante dos cenários que estamos vivendo, ou o que ainda viveremos?

 

Vivemos há muito tempo, bem antes do início da pandemia de COVID-19, em um estado de alerta constante quanto as mudanças mercadológicas, uma vez que nossos negócios têm uma representatividade que vai além das fronteiras do bairro, da cidade, do estado ou do País.

Esse estado de alerta nos levou a busca constante da construção de equipes que gerem resultados e estejam focadas nos objetivos da empresa.

Nesse artigo queria trazer uma reflexão do quanto o nosso foco em resultado, têm nos tornando míopes ao que acontece ao nosso redor.

Você pode estar pensando: “como assim Lara, foco traz resultados incríveis?” Sim, no entanto o foco também nos leva a ver apenas sobre um prisma ou a face de uma realidade, resultando na tomada de decisões de forma limitada, pois não há visão do todo.

Vamos construir juntos essa ideia?

 

Vamos partir do princípio de que vivemos hoje esse “novo normal” dois grandes pontos na gestão, são eles:

– Gestão de Crise e Gestão com Foco em Resultado.

Podemos sintetizar que:

Na Gestão de Crise preciso ver e analisar o cenário que estou inserido, revisar estratégias, conter o impacto do cenário atual no meu negócio e equilibrar a insegurança do mercado e da minha equipe, enquanto a Gestão com Foco em Resultado me leva a adaptar minha realidade, minha equipe, minha forma de fazer negócio e reinventar o meu negócio para que o mesmo me leve a sobrevivência e em casos otimistas a ter lucro.

É isso que você está vivendo agora seja como empresário, como líder, ou como colaborador?

Podemos afirmar, espero que concorde comigo, que o nosso foco está no cenário atual e no que está a nossa volta.

 

Agora vamos um pouco mais adiante e pare por um momento e reflita:

O quanto você tem se atentado apenas a realidade e as necessidades que estão sobrevindo decorrente do cenário e das circunstâncias que você está vivendo?

O quanto você tem observado além da sua cadeia e do seu ecossistema?

O quanto você tem permitido olhar além da semana e do mês?

 

O foco é fundamental para a superação do cenário que vivemos nesse “Novo Normal”, no entanto, não se esqueça que ele pode te limitar apenas ao prazo curto e pode levá-lo a ver e conduzir seu negócio, sua carreira, sua família, sua equipe ou suas ações baseadas apenas nesse cenário.

Quando estamos sob um foco intenso em resultado, não há espaço para criatividade e inovação e se não há espaço para essas duas coisas, como construirá um negócio que se destaque frente a concorrência nos próximos cenários e nas próximas crises?

E nesse momento, que trazemos a importância de sair um pouco do cenário, do ambiente e ir a um lugar alto, como o topo de uma árvore (metaforicamente falando) e ter uma visão mais ampla da realidade a sua volta, uma visão amplificada de cenários e realidade que vão além do nicho de mercado, da realidade que está vivendo, das circunstâncias que tem enfrentado, da necessidade do fluxo de caixa, do equilibro da equipe.

Quando estamos em um lugar alto, poderemos nos livrar das emoções, das experiências do passado que nos fizeram chegar até aqui e começamos a vislumbrar o horizonte e toda a sua diversidade e conectividade.

Nesse momento poderemos romper as cadeias e as prisões do passado e da nossa história como empresa, como empreendedor, como líder e começar a fazer tudo “novo de novo”.

 

Meu desafio para você é:

Suba ao topo da árvore, veja além, se permita inovar a ser criativo quanto aos cenários futuros, não se permita olhar apenas a realidade de momento.

Depois que tiver a visão ampliada, comece compartilhando com seus líderes e equipes essa nova forma de ver, recrie o mesmo sentimento de ampliação de visão, sem perder o foco, compartilhe sua visão e construam juntos um caminho.

Para construir minha dica é que você responda as seguintes perguntas, em conjunto com a equipe:

– Como podemos fazer melhor?

– Quem poderemos ser em um futuro próximo?

– Onde queremos estar dentro dessa visão?

– Como iremos juntos alcançar?

– Quais estratégias iremos criar para alcançar nosso resultado?

– Qual o tipo de habilidades e competências precisaremos ter para subir o nível?

Respondendo essas perguntas, você construirá um caminho de futuro pautado na visão macro, bem como definirá o foco e os resultados que cada um precisará ter dentro do processo. Automaticamente gerará um engajamento, um comprometimento, com eficiência e eficácia que estarão atrelados a toda a jornada que seguirão juntos.

 

Você deve estar pensando:

Lara eu não consigo, isso parece tão distante da minha realidade.

Minha sugestão é: procure ajuda, tem muitos especialistas com várias especializações, que podem ajudar nesse direcionamento, tais como:

Consultores, Mentores e Coachs.

Não fique parado no tempo sem uma VISÃO MELHORADA, não permita que sua equipe continue caminhando com um foco míope.

Lembre-se, foco míope só traz resultados específicos e você não conseguira alcançar seu potencial máximo, como empresa.

Nosso propósito aqui nessa série do DESAFIO DO “NOVO NORMAL”, é despertar em você empresário, líder ou colaborador um olhar que vá além das fronteiras já estabelecidas no seu negócio, é levá-los a compreender que sempre há espaço para melhorar.

Se desafie, saia do chão e voe tão alto quanto você consegue ver, como diz o Jim Collins:

 “Todas as organizações podem entregar resultados melhores”.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br