Desafios do “Novo Normal” – Perspectivas de Futuro: Reação, Resiliência e Recuperação - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Desafios do “Novo Normal” – Perspectivas de Futuro: Reação, Resiliência e Recuperação

Como? Já estamos no último trimestre de 2020!  É isso mesmo já estamos finalizando o ano.

A impressão que temos é que foi ontem que começamos o ano de 2020, e aqui estamos nós com as nossas listas e objetivos traçados deste ano. Em sua grande maioria, estagnadas ou suspensas, e nesse caso específico podemos justificar com a pandemia do COVID-19.

Não sei vocês, mas para mim a ficha ainda não caiu, e às vezes ainda me pego pensado em todos os planos e projetos que havia desenhado. Então, nesse momento me vem à pergunta:

Quais as mudanças que ocorreram nesse período de pandemia que se tornarão permanente para os próximos anos?

Vamos pensar em mudanças gerais que impactaram a realidade das empresas e sua forma de agir e se posicionar, como por exemplo: a mudança tecnológica, fluxo de caixa e gestão de custo,  a flexibilidade do horário de trabalho dos colaboradores, a percepção da empresa frente a resultado x disponibilidade do colaborador, a importância do cliente (interno e externo), a humanização e o pensamento coletivo para a cadeia e o ecossistema, assim como cadeia de suprimentos da empresa.

Estes são apenas alguns dos pontos mais impactados pela pandemia dentro das organizações, assim como diz o estudo da KPMG Brasil (ao final link da pesquisa) e podemos resumir: Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão de Suprimentos e Tecnologia.

É bastante coisa não? Sim. Essa realidade me levou há uma segunda questão: E como poderei construir um futuro para o meu negócio?

É aqui que trazemos um olhar e uma reflexão quanto ao que passamos e como poderemos desenvolver uma visão de futuro para os negócios.

Comecemos imaginando, isso sob o meu ponto exclusivo de vista e de viver essa realidade tanto quanto vocês, que poderíamos definir esse período de pandemia em etapas, sendo elas:

  • FASE I REAÇÃO: A que já passamos – O início da pandemia

Nessa fase tivemos que ser rápidos na adaptação, nos ajustes e na adequação a realidade que se instalou com a pandemia. Foi tumultuada, conturbada e imprevisível, mas conseguimos achar um caminho frente ao caos instalados e continuar.

  • FASE II – RESILIÊNCIA – Período intermediário, passou o susto

Nessa fase já conseguimos enfrentar e superar os desafios, sem querer largar tudo e ir embora. Adquirimos habilidades ou criamos estratégias que nos mantiveram no prumo, ou seja, como diz o ditado popular “entre trancos e barrancos sobrevivi”.

  • FASE III – RECUPERAÇÃOAinda em processo – nessa fase a nova engrenagem já está relativamente estável

Essa é a fase onde os negócios já estão rodando e retomando o caminho de crescimento, e é nesse momento que conseguimos pensar um pouco mais à frente e saímos dos incêndios diários e nos indagamos: E quanto ao futuro? Para onde iremos? Como faremos diferente? O que devo considerar como mudanças permanentes? Como construo cenários e estratégias para o próximo ano? Como uso as experiências adquiridas nessa fase?

OU seja, essa FASE III nos remete a perspectiva de futuro, novos cursos e caminhos do negócio, mesmo que sua empresa tenha um planejamento estratégico já definido, desculpe, mas as indagações e inseguranças quanto ao que fazer e como fazer e para onde ir, continua o mesmo.

Você deve estar se perguntando: O que faço agora?

Vamos iniciar levando você há um nível um pouco mais  alto em uma análise e visão geral do cenário, em um dos nossos artigos (Foco x Miopia) abordamos a importância de se colocar em um lugar acima do cenário atual, leia vai te ajudar a entender como me afasto para ver o todo. Ratifico a importância dessa ação para a construção e ajustes do caminho de futuro do negócio.

Então vamos ao prático, DICAS E SUGESTÕES:

Vamos iniciar avaliando a realidade que vivemos.

Pare por um momento e avalie:

  • Quais as mudanças que realizamos? O que deu certo? O que não deu certo?
  • Quais os feedbacks que recebemos dos nossos clientes (internos e externos)?
  • Quais os impactos (positivos ou negativos) que tivemos com nossos processos, com nosso faturamento e com nossa gestão financeira?

Pensou? Anotou?

Ok então vamos para a próxima etapa, análise de cenário:

  • Quais as expectativas no Brasil?
  • Na minha cidade?
  • No meu estado e no mundo para meu mercado?
  • Quais as expectativas do cenário geral, o que os especialistas dizem? (Já te adianto que há bastante otimismo na retomada do crescimento, será lento, mas retomaremos já no próximo ano)

Pensou? Anotou?

Ok então vamos para a última etapa:

  • Se reúna com os líderes da sua empresa e criem:
    • Três cenários, sendo eles:
      • Otimista
      • Intermediário
      • Pessimista
    • Construa seu plano orçamentário
    • Crie as metas

A principal dica aqui é:

Ouça atentamente as pessoas a sua volta, entenda a sua visão, deixe claro a importância da opinião de todos (mesmo que não esteja dentro do esperado), não descarte opiniões.

Outra dica não menos importante é:

Não se atente apenas a áreas específicas, você precisa construir cenários levando em consideração todas as áreas da empresa, ou seja, não pense só em números, ou no fluxo de caixa, precisa criar uma ligação em todos os âmbitos do negócio.

Com essa estrutura pronta, revise a cada três meses.

É fácil?

Não, infelizmente não é fácil, mas necessário para o desenho do futuro de sua empresa.

Quais os benefícios você terá:

  • Visão clara para onde estar indo
  • Certeza de que está dentro da realidade atual da empresa e do mercado
  • Segurança para todos os envolvidos
  • Engajamento e comprometimento da equipe
  • Aumento nos resultados
  • Melhora no ambiente de trabalho
  • Resultados acima do esperado
  • Remuneração e reconhecimento dos envolvidos

Você viu que os benefícios são muitos, isso porque coloquei apenas alguns, senão passaríamos horas aqui, só descrevendo os benefícios da construção de um planejamento bem estruturado.

O que está esperando para começar? O ano de 2021 já está aí, batendo a nossa porta. Não espere, porque o tempo não espera por você.

Como sempre oriento, não consegue sozinho, procure ajuda de um especialista. Nesse caso a recomendação: consultor especialista em negócios, e não apenas em uma área específica da empresa, não se esqueça que você precisa de uma visão macro que abranja toda a estrutura da empresa.

A frase de hoje é de ninguém menos que o Winston Churchill:

“Os planos são de pouca importância, mas o planejamento é essencial.”

 

Biografia:

https://assets.kpmg/content/dam/kpmg/br/pdf/2020/07/pesquisa-nacional-impacto-covid-19-nos-negocios.pdf

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br